1. Acesse o menu Arquivos > Aluno ou clique no botão Aluno, na barra de ferramentas da tela principal;
2. Selecione a função F2-Inserir;
3. Preencha os campos (os campos em negrito são obrigatórios)
O campo Matrícula será preenchido automaticamente pelo sistema ao clicar em F5-Gravar, conforme o número sequencial de matrícula previamente configurado no cadastro da unidade.
Para preencher o campo Responsável Financeiro, utilize o botão
para localizar o responsável. Caso o responsável ainda não tenha sido cadastrado, utilize o botão F2-Inserir.
O sistema abrirá o formulário Cadastro de Responsáveis para que você efetue o cadastramento. Depois de cadastrá-lo, volte para a ficha do aluno e pesquise o responsável.
Os campos Mãe e Pai têm também o botão
Limpar Mãe/Pai. Utilize-o para desvincular o responsável ao aluno (caso o cadastro esteja errado e você queira deixar o campo vazio).
Selecione a opção F5-Gravar para confirmar a inserção e gravar todos os dados.
Vá para a aba Endereço e cadastre o Logradouro do aluno, para concluir clique em F5-Gravar.
Caso seja necessário alterar alguma informação no cadastro do aluno, clique em F4-Alterar.
Para alterar o endereço do aluno, utilize a função F4-Alterar. Na aba Endereços, você pode inserir o endereço das seguintes maneiras:
- Clicando em "Pesquisar endereço já cadastrado no sistema" ou;
- Clicando em "Criar novo endereço para esta pessoa":
3. Para concluir clique em F5-Gravar.
IMPORTANTE: Se você já cadastrou o responsável por este aluno, lembre-se de aproveitar o endereço já cadastrado.
Depois de gravar o endereço, clique na aba Dados Complementares e clique em F2-Inserir, preencha os campos necessários.
Para concluir clique em F5-Gravar.
Caso queira definir uma senha para o aluno, clique no botão .
No campo Senha, digite a nova Senha e digite novamente a mesma senha para confirmação. Esta senha será utilizada nos diversos módulos do sistema, como Internet e Biblioteca.
Confirme o cadastramento, através da opção F5-Gravar.