1. Acesse o menu Arquivos > Aluno ou clique no botão Aluno, na barra de ferramentas da tela principal;



2. Selecione a função F2-Inserir;



3. Preencha os campos (os campos em negrito são obrigatórios)

O campo Matrícula será preenchido automaticamente pelo sistema ao clicar em F5-Gravar, conforme o número sequencial de matrícula previamente configurado no cadastro da unidade.


Para preencher o campo Responsável Financeiro, utilize o botão

para localizar o responsável. Caso o responsável ainda não tenha sido cadastrado, utilize o botão F2-Inserir. 



O sistema abrirá o formulário Cadastro de Responsáveis para que você efetue o cadastramento. Depois de cadastrá-lo, volte para a  ficha do aluno e pesquise o responsável.

Os campos Mãe e Pai têm também o botão

Limpar Mãe/Pai. Utilize-o para desvincular o responsável ao aluno (caso o cadastro esteja errado e você queira deixar o campo vazio).


Selecione a opção F5-Gravar para confirmar a inserção e gravar todos os dados.



Vá para a aba Endereço e cadastre o Logradouro do aluno, para concluir clique em F5-Gravar.

Caso seja necessário alterar alguma informação no cadastro do aluno, clique em F4-Alterar.



Para alterar o endereço do aluno, utilize a função F4-Alterar. Na aba Endereços, você pode inserir o endereço das seguintes maneiras:

  • Clicando em "Pesquisar endereço já cadastrado no sistema" ou;
  • Clicando em "Criar novo endereço para esta pessoa":



3. Para concluir clique em F5-Gravar.


IMPORTANTE: Se você já cadastrou o responsável por este aluno, lembre-se de aproveitar o endereço já cadastrado.


Depois de gravar o endereço, clique na aba Dados Complementares e clique em F2-Inserir, preencha os campos necessários.

Para concluir clique em F5-Gravar.



Caso queira definir uma senha para o aluno, clique no botão .

No campo Senha, digite a nova Senha e digite novamente a mesma senha para confirmação. Esta senha será utilizada nos diversos módulos do sistema, como Internet e Biblioteca.



Confirme o cadastramento, através da opção F5-Gravar.