Este processo é utilizado para definir a situação final de alunos em séries que não possuem uma forma de avaliação padrão e para evitar que os alunos fiquem com situação pendente em períodos anteriores.
O operador precisa ter acesso a funcionalidade “Módulo acadêmico > Notas > Finalizar turmas” no controle de acesso.
A operação para finalizar turmas é acessada através do menu “Acadêmico > Notas e faltas > Finalizar turmas”:
Nesta tela/etapa o usuário deve selecionar campos fundamentais para a realização do processo (explicados abaixo) e clicar em “Próximo”. Os campos são explicados a seguir:
1- Período: É o ano de referência das turmas que serão finalizadas.
2- Curso: Selecione o curso, para que seja possível filtrar também por série e turma.
3- Série: O usuário pode definir apenas uma série que será finalizada ou não filtrar por série e finalizar todas as séries do curso de uma vez.
4- Turma: Da mesma forma, é possível definir apenas uma turma que será finalizada ou não filtrar por turma e finalizar todas as turmas da série de uma vez.
5- Situação do aluno na turma: Selecione uma ou mais situações dos alunos na turma. Os alunos que estiverem vinculados atualmente às situações selecionadas irão participar do processamento de finalização. O cenário comum de uso é utilizar aqui situações ativas como “Cursando” e “Matriculado”;
6- Nova situação do aluno na turma: Defina a situação de destino dos alunos, ou seja, qual deve ser a nova situação após o processamento.
=> Apenas situações cuja situação acadêmica seja “Aprovado”, “Reprovado” ou “Ap. prog. parcial” podem ser selecionadas.
7- Data da inativação: Informe a data final do aluno na turma, a partir desta data o sistema não permitirá inserção de novos dados referente acadêmico e/ou financeiro dos alunos finalizados.
8- Para saber quais são as situações na turma disponíveis para seleção, de acordo com sua situação acadêmica, consulte “Tabelas > Tabelas do sistema > Situações de aluno em turma”.
A etapa seguinte é a de seleção de alunos.
Serão exibidos na tabela os alunos que correspondem aos filtros aplicados na etapa anterior, e o operador pode ainda definir que alguns irão participar do processamento e outros não.
O botão “Marcar/desmarcar todos” pode ser útil neste momento. Após selecionar os alunos clique em “Executar”:
Antes da confirmação do processamento o sistema irá exibir esta mensagem*:
*Isto significa que se o aluno tiver uma situação de aprovação/reprovação por exceção naquela turma, ela é que vai determinar a situação do aluno após a finalização, e não a situação escolhida na etapa anterior do processamento.
Esta configuração de situação de aprovação/reprovação por exceção é realizada na guia “Turmas” do cadastro do aluno > F4-Detalhamento > Operações > Alterar situação de aprovação/reprovação por exceção.
Depois de clicar em “Sim” o operador deve confirmar a execução do processamento, digitando o código numérico gerado:
O sistema fará o processamento de acordo com as definições configuradas nas etapas anteriores, e irá exibir uma mensagem referente ao resultado de cada aluno, informando a nova situação na turma, como no exemplo abaixo:
Isto conclui o processo de finalização de turmas. Depois o operador pode retornar para a etapa inicial (botão “Reiniciar”) ou fechar o processamento (botão “Concluir).
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