Este manual documenta os requisitos funcionais básicos necessários para utilização dos produtos desenvolvidos pela Activesoft, como o sistema SIGA, Portal Web, entre outros. 


SERVIDOR DE BANCO DE DADOS


O banco de dados pode ser hospedado no servidor da Instituição ou em nosso datacenter na Internet. A decisão entre as duas opções depende de fatores como disponibilidade de infraestrutura e recursos humanos em TI da Instituição, comodidade e segurança desejadas e do "Termos e Condições para utilização dos sistemas Activesoft acessando Banco de Dados hospedado em  Servidor Próprio do Cliente" devidamente assinado.


SERVIDOR LOCAL  

Se a Instituição optar por hospedar o banco de dados em seu próprio servidor, segue abaixo os requisitos exigidos pela Activesoft:


  1. Servidor de banco de dados SQL Server versão 2017 instalado em sistema operacional Windows Server 2016.
    Os requisitos de memória, espaço em disco e processador devem ser definidos pelo Cliente em função da sua carga de trabalho (exemplo: quantidade de alunos, de colaboradores e de processos atendidos pelo software; de outros serviços hospedados no mesmo servidor).

  2. Permitir acesso ao banco de dados SQL Server

    1. Através de conexão TCP/IP a partir de máquinas da Activesoft (originadas por um conjunto de números IP).

    2. Com as credenciais sigaadmin, sigauser e sigainternet, cujas permissões serão definidas pela Activesoft.

    3. Mediante um IP fixo (não recomendado, mas também possível mediante uso de serviços como ddns ou no-ip).



LIBERAÇÃO DE ACESSO EXTERNO


O processo de atualização dos sistemas requer acesso direto ao banco de dados do cliente. Efetuar a liberação para este acesso deve ser feito pelo responsável de TI da Instituição. Para isto é necessário:


  1. Para fins de segurança da informação, o cliente deve estar ciente que será responsável por:

    1. Infra-estrutura de servidores, sistema operacional e demais ativos de rede.

    2. Disponibilidade de link de Internet que tenha estabilidade e redundância.

    3. Realização de backup dos dados.

    4. Evitar ataques hackers e infecção por vírus.

    5. Armazenamento dos dados (espaço em disco, adequação da versão do SGBD ao tamanho do banco de dados, etc).

    6. Garantir que apenas operadores capacitados e autorizados acessem os dados, principalmente no que se referem a dados pessoais sensíveis.

    7. Prover acesso para seus usuários remotos através de canais seguros como VPN.

    8. Enviar cópias (backups) de dados para a Activesoft apenas através do e-mail upload@activesoft.com.br.

    9. Escalabilidade, ou seja, aumentar a capacidade dos servidores em função da demanda de usuários, sejam eles colaboradores, alunos, responsáveis ou professores.

    10. Custos com licenças de sistema operacional, banco de dados, virtualizadores, anti-vírus, impostos, etc


  1. A Activesoft explicita que não irá atender demandas relacionadas a:

    1. Instalação de equipamentos como servidores, firewall ou equipamentos de rede.

    2. Configuração de sistemas operacionais (como Windows) ou SGBD (como SQL Server).

    3. Configuração de redirecionamento de portas em firewall ou instalação de servidores VPN.

    4. Configuração ou acompanhamento de rotinas de backup. Neste ponto destaca-se que a solução “ActiveBackup” foi descontinuada e não deve mais ser utilizada.

    5. Restauração de backup.


DATA CENTER


Se o banco de dados da Instituição estiver hospedado na nuvem (no nosso datacenter), instale o cliente VPN da Activesoft antes de realizar a instalação do software. Clique aqui para mais informações.


ESTAÇÃO DE TRABALHO


Os requisitos para utilização dos softwares instalados nas estações de trabalho (SIGA, biblioteca, cantina, vendas e painel) são básicos e, de maneira geral, qualquer computador ou notebook com Windows disponível no mercado atende estes requerimentos:


  • Processador: Celeron ou superior
  • Memória: 1GB RAM
  • Espaço em disco: 100MB
  • Sistema operacional: Windows XP ou superior (Sugerido: Windows 10)


Os programas não são compatíveis de forma nativa com Linux ou Mac OS;    

No entanto, é possível contornar esta limitação utilizando:

  • Máquina virtual: O cliente pode instalar uma máquina virtual no seu computador e, através dela, instalar um sistema operacional Windows para, nele, instalar o aplicativo da Activesoft;
  • Área de trabalho remota: Instalando o aplicativo da Activesoft em um computador Windows e permitir que ele seja acessado através do serviço "Área de trabalho remota". Existem clientes para Mac e Linux que permitem este acesso. Desta forma o usuário precisará de acesso ao servidor da "área de trabalho remota".


Estas informações são fornecidas como referência para solução dos problemas, mas não são objeto do suporte técnico por parte da Activesoft. O cliente deverá ser responsável pela implantação de uma destas soluções.


INSTALAÇÃO DO SIGA

Para obter suporte técnico:

  • Acesso à Internet;
  • Recomendações: Recursos de chat, fone de ouvido com microfone e acesso remoto;
  • Para solicitar ajuda o cliente também pode enviar e-mail para atendimento@activesoft.com.br oFale conosco