Este manual documenta os requisitos funcionais básicos necessários para utilização dos produtos desenvolvidos pela Activesoft, como o sistema SIGA, Portal Web, entre outros. 


SERVIDOR DE BANCO DE DADOS


O banco de dados pode ser hospedado no servidor da Instituição ou em nosso datacenter na Internet. A decisão entre as duas opções depende de fatores como disponibilidade de infraestrutura e recursos humanos em TI da Instituição, comodidade e segurança desejadas.


SERVIDOR LOCAL            

Se a Instituição optar por hospedar o banco de dados em seu próprio servidor, esta é a configuração mínima recomendada da máquina:

  • Processador: I5 ou superior
  • Memória: 4GB RAM
  • Espaço em disco: 10GB
    • Considere também a alocação de espaço para armazenamento de backups locais.
  • Sistema operacional: Windows XP ou superior
    • Sugerido: Windows 10, desde que suporte o Windows Server.
  • Também são requisitos indispensáveis:
  • Acesso à internet;
  • Instalação do SQL Server;
  • Rotinas de backup em mídias externas:
    • Quando o servidor é local, a responsabilidade pela segurança dos dados é da Instituição.
  • Liberação para acesso externo, conforme explicações a seguir.

LIBERAÇÃO DE ACESSO EXTERNO


O processo de atualização dos sistemas requer acesso direto ao banco de dados do cliente. Efetuar a liberação para este acesso deve ser feito pelo responsável de TI da Instituição. Para isto é necessário:

  • Criar regra no firewall da instituição para que seja liberada a porta de conexão ao Microsoft SQL Server.
    • Esta regra deverá liberar o redirecionamento da porta para os endereços IP da sede da Activesoft e para os servidores que hospedam o módulo Portal Web;
    • Endereços IP:
      • IP da Activesoft: 189.124.139.35
      • IP do app1.activesoft.com.br: 54.207.18.2
      • IP do app3.activesoft.com.br: 201.76.148.26
      • IP do SigaWeb:  18.229.81.72
      • IP do Messenger: 52.67.194.119
    • Liberar a porta que o serviço SQL Server utiliza. A porta padrão é 1433; a Activesoft utiliza a 1435.


  • Possuir um endereço IP fixo ou, caso não possua, criar um 'alias DNS' em sites como www.no-ip.com.
    • Certifique-se que existe algum programa ou equipamento atualizando o IP junto ao site contratado.
  • Com os requisitos acima cumpridos, entrar em contato com o suporte técnico da Activesoft para que sejam feitos testes de conexão.

DATA CENTER


Se o banco de dados da Instituição estiver hospedado na nuvem (no nosso datacenter), instale o cliente VPN da Activesoft antes de realizar a instalação do software. Clique aqui para mais informações.


ESTAÇÃO DE TRABALHO


Os requisitos para utilização dos softwares instalados nas estações de trabalho (SIGA, biblioteca, cantina, vendas e painel) são básicos e, de maneira geral, qualquer computador ou notebook com Windows disponível no mercado atende estes requerimentos:


  • Processador: Celeron ou superior
  • Memória: 1GB RAM
  • Espaço em disco: 100MB
  • Sistema operacional: Windows XP ou superior (Sugerido: Windows 10)


Os programas não são compatíveis de forma nativa com Linux ou Mac OS;    

No entanto, é possível contornar esta limitação utilizando:

  • Máquina virtual: O cliente pode instalar uma máquina virtual no seu computador e, através dela, instalar um sistema operacional Windows para, nele, instalar o aplicativo da Activesoft;
  • Área de trabalho remota: Instalando o aplicativo da Activesoft em um computador Windows e permitir que ele seja acessado através do serviço "Área de trabalho remota". Existem clientes para Mac e Linux que permitem este acesso. Desta forma o usuário precisará de acesso ao servidor da "área de trabalho remota".


Estas informações são fornecidas como referência para solução dos problemas, mas não são objeto do suporte técnico por parte da Activesoft. O cliente deverá ser responsável pela implantação de uma destas soluções.


INSTALAÇÃO DO SIGA


Para obter suporte técnico:

  • Acesso à Internet;
  • Recomendações: Recursos de chat, fone de ouvido com microfone e acesso remoto;
  • Para solicitar ajuda o cliente também pode enviar e-mail para atendimento@activesoft.com.br ou Fale conosco