O SIGA permite a utilização de turmas alternativas para digitação de notas que serão direcionadas para uma turma principal. Uma série é utilizada por turmas alternativas normalmente quando agrupa as turmas de esporte ou idiomas e se deseja que o sistema transcreva as avaliações efetuadas nestas turmas para as turmas principais. Este manual irá explicar como configurar o SIGA para este tipo de registro.
1. CONFIGURAÇÕES INICIAIS
O cenário que iremos utilizar como exemplo neste tutorial será o de uma série de ensino regular que irá receber notas digitadas em uma série alternativa de esporte, na disciplina de Educação Física.
1.1 SÉRIES
O cadastro de séries está localizado em “Tabelas > Tabelas do acadêmico > Séries”;
Selecione a série principal, a que irá receber as notas da turma alternativa, e clique em “F4-Alterar”;
No campo “Série utilizada por turmas alternativas” defina a opção “Não alternativa e recebe notas de uma turma alternativa”;
Na série que contém a turma alternativa, preencha este campo com a opção “alternativa”;
1.2 TURMAS:
Em “Tabelas > Tabelas do acadêmico > Turmas” selecione o cadastro da turma alternativa e configure o campo “Tipo de turma” como “Matrícula por disciplina”:
Ainda no cadastro da turma, na guia “Dados complementares”, deve ser selecionada a mesma disciplina que existe na grade curricular da turma principal e que irá receber as notas digitadas na turma alternativa;
2. DIGITAÇÃO DE NOTAS
Para que as notas possam ser digitadas na turma alternativa a série precisa possuir normalmente grade curricular e fases de nota.
Geralmente a grade é composta somente pela disciplina que terá seus registros transferidos e as fases de nota são iguais às da série principal.
Para configurar, acesse "Acadêmico > Grade Curricular";
Um exemplo:
Quando estas configurações são realizadas a digitação de notas para a disciplina que possui turma alternativa deve ser feita diretamente na turma alternativa, tanto no SIGA como pelo Portal Web. As notas terão origem na turma alternativa, e eventuais alterações precisam ser feitas nela. Os registros são enviados automaticamente para a turma principal.
Veja os exemplos abaixo:
Dica: Se o sistema retornar uma mensagem informando que não é possível alterar a nota porque existe uma turma alternativa para a disciplina, verifique se o aluno foi matriculado na turma alternativa após a inserção da nota na disciplina da turma principal. Para que funcione corretamente, não pode haver nota digitada na disciplina, no momento da matrícula na turma alternativa.
-----