O módulo Frequência atende a necessidade de instituições que desejam integrar os registros de entrada e saída de alunos com os horários de aulas definidos, para que o SIGA faça a Apuração de alunos que tiveram presença, atraso ou falta naquelas disciplinas ou dias de aula, e a partir desta apuração realizar operações como emissão de relatórios, exportar dados para a Planilha de notas e Diário de classe e enviar mensagens para alunos e responsáveis.
Atenção: ele não deve ser usado como ponto eletrônico para professores e funcionários, pois ele não foi desenvolvido com este objetivo e não é homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
As principais vantagens da utilização do módulo são:
Substitui ou agiliza a chamada convencional feita pelo professor dentro da sala e aumenta o tempo disponível de aula para ministrar conteúdo, pois os professores já irão receber a chamada preenchida pelo sistema e irão somente validar aquelas informações;
Fornece rapidamente relatórios com dados de frequência, que podem ser visualizados com várias opções de agrupamento, como por aluno, turma, disciplina, data da aula e situação do aluno (presença, atraso ou falta);
Permite enviar mensagens para os responsáveis dos alunos, a partir das apurações de frequência realizadas.
Outra característica importante a ser explicada é a sua integração com outros módulos do sistema, que torna esta solução ainda mais robusta e completa.
O SIGA pode receber os dados de entrada e saída dos alunos de diferentes fontes, como o software GPA (Gerenciador de Ponto de Acesso), desenvolvido pela Activesoft e a leitura de cartão de acesso.
Uma vez recebidas essas informações de alunos e horários, o módulo Frequência fará o tratamento devido, associando as apurações de presença, atraso e falta. Elas podem ser modificadas pelo operador, se necessário, por exemplo: a Apuração determinou que o aluno faltou porque excedeu o limite de tolerância de atraso, mas a Escola abriu uma exceção e permitiu que o aluno assistisse aulas, e irá considerar a presença.
As outras integrações possíveis entre funcionalidades do SIGA são o envio da frequência apurada para o módulo Diário de Classe e do cálculo de aulas dadas e faltas por aluno para a Planilha de notas. Consulte o documento sobre as integrações de softwares de Controle de Acesso.
Para compreender o funcionamento do sistema e as operações que serão descritas neste documento é necessário que fiquem bem estabelecidos os seguintes conceitos:
Marcação
Registro de entrada e de saída.
Por exemplo, realizado pela digitação da matrícula dos alunos em um computador com o GPA na portaria.
Exemplos: Aluno Monteiro Lobato entrou pelo Portão 1 às 07h15 e saiu pelo Portão 2 às 12h20; Aluna Clarice Lispector entrou pelo Portão 1 às 07h29.
Apuração
É a interpretação da Marcação como Presença, Atraso ou Falta.
Exemplo: Supondo que na turma dos alunos Monteiro Lobato e Clarice Lispector a primeira aula começa às 07h20 e a tolerância para considerar atraso é de 10 minutos, temos que:
Monteiro Lobato chegou às 07h15, logo teve Presença.
Clarice Lispector chegou às 07h29, logo teve Atraso (pois está dentro da tolerância).
Resultados
De acordo com a Apuração, o sistema soma automaticamente Aulas dadas e Faltas dos alunos e envia estas informações para a Planilha de notas. Também envia os registros de frequência para o Diário de Classe.
Quando o cliente possui um sistema de marcação de frequência, ou seja, o módulo Controle de Acesso, ele poderá utilizar também os benefícios do módulo Frequência, sem custo adicional.
Após a leitura deste manual você irá conhecer as configurações necessárias no SIGA para que estes processos sejam executados, bem como suas rotinas de operação.
Clique aqui para acessar as configurações iniciais.