O módulo Frequência atende a necessidade de instituições que desejam integrar os registros de entrada e saída de alunos com os horários de aulas definidos, para que o SIGA faça a Apuração de alunos que tiveram presença, atraso ou falta naquelas disciplinas ou dias de aula, e a partir desta apuração realizar operações como emissão de relatórios, exportar dados para a Planilha de notas e Diário de classe e enviar mensagens para alunos e responsáveis.

Atenção: ele não deve ser usado como ponto eletrônico para professores e funcionários, pois ele não foi desenvolvido com este objetivo e não é homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

As principais vantagens da utilização do módulo são:


  • Substitui ou agiliza a chamada convencional feita pelo professor dentro da sala e aumenta o tempo disponível de aula para ministrar conteúdo, pois os professores já irão receber a chamada preenchida pelo sistema e irão somente validar aquelas informações;

  • Fornece rapidamente relatórios com dados de frequência, que podem ser visualizados com várias opções de agrupamento, como por aluno, turma, disciplina, data da aula e situação do aluno (presença, atraso ou falta);

  • Permite enviar mensagens para os responsáveis dos alunos, a partir das apurações de frequência realizadas.


Outra característica importante a ser explicada é a sua integração com outros módulos do sistema, que torna esta solução ainda mais robusta e completa. 

O SIGA pode receber os dados de entrada e saída dos alunos de diferentes fontes, como o software GPA (Gerenciador de Ponto de Acesso), desenvolvido pela Activesoft e a leitura de cartão de acesso.

Uma vez recebidas essas informações de alunos e horários, o módulo Frequência fará o tratamento devido, associando as apurações de presença, atraso e falta. Elas podem ser modificadas pelo operador, se necessário, por exemplo: a Apuração determinou que o aluno faltou porque excedeu o limite de tolerância de atraso, mas a Escola abriu uma exceção e permitiu que o aluno assistisse aulas, e irá considerar a presença.


As outras integrações possíveis entre funcionalidades do SIGA são o envio da frequência apurada para o módulo Diário de Classe e do cálculo de aulas dadas e faltas por aluno para a Planilha de notas. Consulte o documento sobre as integrações de softwares de Controle de Acesso.



Para compreender o funcionamento do sistema e as operações que serão descritas neste documento é necessário que fiquem bem estabelecidos os seguintes conceitos: 

  • Marcação 

    • Registro de entrada e de saída.

    • Por exemplo, realizado pela digitação da matrícula dos alunos em um computador com o GPA na portaria.

    • Exemplos: Aluno Monteiro Lobato entrou pelo Portão 1 às 07h15 e saiu pelo Portão 2 às 12h20; Aluna Clarice Lispector entrou pelo Portão 1 às 07h29.

  • Apuração

    • É a interpretação da Marcação como Presença, Atraso ou Falta.

    • Exemplo: Supondo que na turma dos alunos Monteiro Lobato e Clarice Lispector a primeira aula começa às 07h20 e a tolerância para considerar atraso é de 10 minutos, temos que:

      • Monteiro Lobato chegou às 07h15, logo teve Presença.

      • Clarice Lispector chegou às 07h29, logo teve Atraso (pois está dentro da tolerância).

  • Resultados

    • De acordo com a Apuração, o sistema soma automaticamente Aulas dadas e Faltas dos alunos e envia estas informações para a Planilha de notas. Também envia os registros de frequência para o Diário de Classe.


Quando o cliente possui um sistema de marcação de frequência, ou seja, o módulo Controle de Acesso, ele poderá utilizar também os benefícios do módulo Frequência, sem custo adicional.

Após a leitura deste manual você irá conhecer as configurações necessárias no SIGA para que estes processos sejam executados, bem como suas rotinas de operação.


Clique aqui para acessar as configurações iniciais.