Caso a Escola utilize o Layout de importação de frequência, como explicado neste manual. a importação do arquivo que contém as marcações pode ser feita de três formas:
Acessando “Frequência > Marcações de entrada e saída > Importar marcações via TXT”:
Acessando “Frequência > Tabelas do módulo de frequência > Layout de importação de marcações > Importação”:
Ao clicar em “Importar agora” o sistema abre a possibilidade de o usuário selecionar o arquivo que deve ser importado;
Clicar em “Iniciar” faz com que o sistema passe a importar a cada 3 minutos o arquivo indicado nas configurações do layout.
Visualizar marcações de um aluno
Em algum momento a Escola pode precisar acessar rapidamente as marcações de um aluno em particular, seja para analisar a evolução das marcações durante dias consecutivos ou para levantar dados antes de uma reunião com os pais, para citar alguns exemplos.
Se esta for a necessidade, é mais fácil consultar os registros diretamente no cadastro do aluno ao invés de utilizar a tela que exibe todas as marcações, explicada anteriormente. Para isso, no cadastro do aluno clique em “Operações > Frequência”.
Nesta tela você deve indicar as datas inicial e final que deseja verificar e clicar em “F9-Pesquisar”. Os dados exibidos são os mesmos da outra tela de visualização de marcações, que não é específica por aluno:
Data da marcação;
Horário de entrada ou saída;
Coletor de entrada ou saída;
Comentário de entrada ou saída;
Nome do responsável da saída.
Também é possível emitir “Relatório de marcações de entrada e saída” a partir desta tela. Uma forma prática de utilização deste relatório é para obtenção de dados referentes às marcações do aluno antes do atendimento da Coordenação, por exemplo. Lembrando que as marcações ainda não consideram Presença, Atraso e Falta, pois esses dados são definidos no momento da Apuração.