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Introdução

Histórico Escolar é o documento oficial que registra, com autenticidade, a vida escolar do estudante, devendo informar fielmente os resultados obtidos pelo aluno. Um Histórico Escolar contém os dados pessoais do aluno, o nome das instituições que ele frequentou, o tempo permanecido em cada uma e o detalhamento dos resultados obtidos em todas as disciplinas - separadas por ano cursado.

Além de ser um pré-requisito para a transferência, a apresentação do histórico é indispensável para a continuidade dos estudos tanto no Ensino Médio como no Ensino Superior. Ao receber o histórico fornecido por um aluno, a Escola deve verificar se ele está devidamente preenchido e se contempla a legislação vigente.

Outras informações relevantes também podem ser registradas, por exemplo: Se o aluno avançou uma série por decisão da escola; Se esteve afastado por tempo suficiente para perder um ano letivo; Se submeteu-se a um teste de nivelamento, por ter vindo de uma instituição que não expediu histórico escolar.

No sistema, os históricos são vinculados aos cadastros dos alunos, e podem ser registrados de duas maneiras:


  1. Gerados automaticamente pelo sistema quando o aluno possui uma situação final na turma, de acordo com as instruções passadas da Escola para o programa;

  2. Cadastrados manualmente pela Escola, geralmente para lançar os dados contidos no histórico que o aluno trouxe de outra Instituição de Ensino.


O objetivo deste manual é explicar como realizar as configurações necessárias para a geração automática do histórico, bem como descrever o processo de digitação manual das suas informações.