Este capítulo explica as configurações que precisam ser realizadas no sistema antes do funcionamento pleno da geração dos históricos. Geralmente esta configuração só será realizadas uma vez, porque trata-se da definição de parâmetros para criar as regras personalizadas de funcionamento do diário na Escola, e essas regras não costumam mudar com frequência.

  • Permissão de quem pode ter acesso

    • Acesse “Utilitários > Controle de acesso > Grupos de usuários”; 

    • Em cada grupo, clique em “F8-Funcionalidades”, digite “Histórico” e configure o nível de acesso dos operadores daquele grupo: 

      • Nenhum: O operador não terá acesso aos cadastros;

      • Leitura: O operador pode ver, mas não alterar registros;

      • Completo: O operador pode ver e manipular os cadastros.


  • Configurar parâmetros gerais

    • Acesse “Arquivos > Escolas e unidades > Unidades > Acadêmico” e configure o campo “Estabelecimento de ensino” e os parâmetros da seção “Histórico escolar”:

      • Incluir disciplinas onde o aluno está dispensado?

        • Sim: Quando um histórico for gerado no sistema, as disciplinas dispensadas para o aluno também serão incluídas;

  • Não: Quando um histórico for gerado no sistema, as disciplinas dispensadas para o aluno não serão incluídas.


  • Incluir disciplinas onde o aluno está inapto?

    • Sim: Quando um histórico for gerado no sistema, as disciplinas que o alunos está inapto também serão incluídas;

    • Não: Quando um histórico for gerado no sistema, as disciplinas que o alunos está inapto não serão incluídas.

  • Como deve ser o cálculo para obter a carga horária total?

    • Soma das aulas dadas informadas: A carga horária total será a soma de todas as aulas dadas na turma, em todas as disciplinas e fases de nota;

    • Semanas letivas x Carga horária semanal da disciplina: A carga horária total será a razão entre a quantidade de semanas letivas e a carga horária semanal da disciplina;

      • As semanas letivas são configuradas em “Tabelas do acadêmico > Períodos > Semanas letivas”;

      • A carga horária semanal de cada disciplina é definida em “Acadêmico > Grade curricular > Carga horária semanal”.

  • Como deve ser o cálculo para obter a carga horária total em disciplinas onde o aluno não está apto?

    • Zerada: Estas disciplinas não serão consideradas no cálculo;

    • Semanas letivas x Carga horária semanal da disciplina: A carga horária total será a razão entre a quantidade de semanas letivas e a carga horária semanal da disciplina;

    • Carga horária anual definida na grade curricular.


  • Portaria de autorização

    • A portaria de autorização pode ser incluída na impressão dos históricos. Ela é configurada no cadastro do Curso: “Tabelas do acadêmico > Cursos > Portaria de autorização:

  • Configurar estabelecimentos de ensino específicos por séries

    • Atenção: Esta é uma configuração opcional;

    • É possível configurar o sistema para que, quando um histórico for gerado para uma determinada série, seja considerado um estabelecimento de ensino diferente do que foi definido no cadastro da Unidade;

      • Caso de uso: Duas ou mais Instituições de Ensino compartilham a estrutura física, o sistema, as informações no banco de dados, etc., porém, para emissão de históricos, o Estabelecimento de ensino depende da série;

    • Acesse “Tabelas do acadêmico > Séries > Est. Ens. para histórico”:

  • Definir preferência de alteração de histórico

    • Se SIM: O operador poderá alterar normalmente os históricos gerados pelo sistema;

    • Se NÃO: O sistema irá impedir o usuário no momento em que ele tentar realizar a alteração;

    • Para configurar acesse “Tabelas do acadêmico > Período > Permite alterar histórico de alunos que cursaram alguma turma oficial neste período?”:

  • Configurar ordem de exibição das disciplinas

    • Para determinar a ordem das disciplinas no histórico acesse “Tabelas do acadêmico > Disciplinas” e configure o campo “N; de ordem no histórico”.

  • Configurar capa do histórico

    • Atenção: Esta é uma configuração opcional;

    • É possível personalizar a capa do histórico impresso, utilizando o conteúdo desejado pela Escola, em formato de texto e/ou imagens. A capa é uma página opcional exibida antes das informações do histórico;

    • Para configurar acesse “Tabelas do sistema > Textos personalizados”. Para mais informações, clique aqui e consulte o tutorial sobre Textos personalizados.

  • Definir quais disciplinas irão gerar dados para o histórico

    • Acesse “Acadêmico > Grade curricular” e, em cada disciplina, preencha com “Sim” ou “Não” o campo “Gerar histórico”:


  • Configurar carga horária

    • Esta configuração é indispensável quando o sistema estiver preparado para considerar a carga horária das disciplinas, para efeito de cálculo de carga horária total;

    • Acesse “Acadêmico > Grade curricular” e, em cada disciplina, preencha o campo “Carga horária semanal” ou “Carga horária anual”:


-----