Este capítulo explica as configurações que precisam ser realizadas no sistema antes do funcionamento pleno da geração dos históricos. Geralmente esta configuração só será realizadas uma vez, porque trata-se da definição de parâmetros para criar as regras personalizadas de funcionamento do diário na Escola, e essas regras não costumam mudar com frequência.
Permissão de quem pode ter acesso
Acesse “Utilitários > Controle de acesso > Grupos de usuários”;
Em cada grupo, clique em “F8-Funcionalidades”, digite “Histórico” e configure o nível de acesso dos operadores daquele grupo:
Nenhum: O operador não terá acesso aos cadastros;
Leitura: O operador pode ver, mas não alterar registros;
Completo: O operador pode ver e manipular os cadastros.
Configurar parâmetros gerais:
Acesse “Arquivos > Escolas e unidades > Unidades > Acadêmico” e configure o campo “Estabelecimento de ensino” e os parâmetros da seção “Histórico escolar”:
Incluir disciplinas onde o aluno está dispensado?
Sim: Quando um histórico for gerado no sistema, as disciplinas dispensadas para o aluno também serão incluídas;
Não: Quando um histórico for gerado no sistema, as disciplinas dispensadas para o aluno não serão incluídas.
Incluir disciplinas onde o aluno está inapto?
Sim: Quando um histórico for gerado no sistema, as disciplinas que o alunos está inapto também serão incluídas;
Não: Quando um histórico for gerado no sistema, as disciplinas que o alunos está inapto não serão incluídas.
Como deve ser o cálculo para obter a carga horária total?
Soma das aulas dadas informadas: A carga horária total será a soma de todas as aulas dadas na turma, em todas as disciplinas e fases de nota;
Semanas letivas x Carga horária semanal da disciplina: A carga horária total será a razão entre a quantidade de semanas letivas e a carga horária semanal da disciplina;
As semanas letivas são configuradas em “Tabelas do acadêmico > Períodos > Semanas letivas”;
A carga horária semanal de cada disciplina é definida em “Acadêmico > Grade curricular > Carga horária semanal”.
Como deve ser o cálculo para obter a carga horária total em disciplinas onde o aluno não está apto?
Zerada: Estas disciplinas não serão consideradas no cálculo;
Semanas letivas x Carga horária semanal da disciplina: A carga horária total será a razão entre a quantidade de semanas letivas e a carga horária semanal da disciplina;
Carga horária anual definida na grade curricular.
Portaria de autorização
A portaria de autorização pode ser incluída na impressão dos históricos. Ela é configurada no cadastro do Curso: “Tabelas do acadêmico > Cursos > Portaria de autorização:
Configurar estabelecimentos de ensino específicos por séries
Atenção: Esta é uma configuração opcional;
É possível configurar o sistema para que, quando um histórico for gerado para uma determinada série, seja considerado um estabelecimento de ensino diferente do que foi definido no cadastro da Unidade;
Caso de uso: Duas ou mais Instituições de Ensino compartilham a estrutura física, o sistema, as informações no banco de dados, etc., porém, para emissão de históricos, o Estabelecimento de ensino depende da série;
Acesse “Tabelas do acadêmico > Séries > Est. Ens. para histórico”:
Definir preferência de alteração de histórico
Se SIM: O operador poderá alterar normalmente os históricos gerados pelo sistema;
Se NÃO: O sistema irá impedir o usuário no momento em que ele tentar realizar a alteração;
Para configurar acesse “Tabelas do acadêmico > Período > Permite alterar histórico de alunos que cursaram alguma turma oficial neste período?”:
Configurar ordem de exibição das disciplinas
Para determinar a ordem das disciplinas no histórico acesse “Tabelas do acadêmico > Disciplinas” e configure o campo “N; de ordem no histórico”.
Configurar capa do histórico
Atenção: Esta é uma configuração opcional;
É possível personalizar a capa do histórico impresso, utilizando o conteúdo desejado pela Escola, em formato de texto e/ou imagens. A capa é uma página opcional exibida antes das informações do histórico;
Para configurar acesse “Tabelas do sistema > Textos personalizados”. Para mais informações, clique aqui e consulte o tutorial sobre Textos personalizados.
Definir quais disciplinas irão gerar dados para o histórico
Acesse “Acadêmico > Grade curricular” e, em cada disciplina, preencha com “Sim” ou “Não” o campo “Gerar histórico”:
Configurar carga horária
Esta configuração é indispensável quando o sistema estiver preparado para considerar a carga horária das disciplinas, para efeito de cálculo de carga horária total;
Acesse “Acadêmico > Grade curricular” e, em cada disciplina, preencha o campo “Carga horária semanal” ou “Carga horária anual”:
-----