Esta operação consiste em lançar manualmente as informações do histórico fornecido pelo aluno, ou seja, quando o aluno vem de outra instituição e traz o seu histórico.



Para exemplificar, a imagem abaixo mostra a tela de histórico do aluno em branco e preenchida manualmente pelo operador, referente aos anos de 2012 a 2016:



  1. Acesse no cadastro do aluno a guia “Turmas” e depois clique em “Histórico escolar”:



  1. Será aberta uma janela própria deste cadastro. Ela contém duas guias: Histórico e Notas. Para explicar esta operação vamos falar apenas a primeira: Na tela “Histórico”, clique em “F2-Inserir”, preencha os dados necessários (explicados a seguir) e clique em “F5-Gravar” para concluir:


Ao concluir o cadastro do ano e série, o histórico já está pronto para receber o resultado das disciplinas, ou seja, o histórico de notas, e neste momento o sistema pergunta se elas devem ser lançadas automaticamente. Voltaremos a tratar deste assunto no próximo capítulo deste tutorial, que explica em detalhes o vínculo de disciplinas no histórico:




Os históricos devem ser cadastrados um ano de cada vez: Ao inserir um novo registro, o sistema irá sugerir o preenchimento de alguns campos, com o objetivo de facilitar o cadastro do operador. Esta função de autocompletar depende de como estiver selecionado o campo “Sugestão ao inserir”. Veja através destes exemplos como funciona:

- Sugestão ao inserir: Próximo: O sistema verificou que o 6º Ano de 2015 era o último histórico, e acrescentou um ano e uma série à frente (7º Ano de 2016), considerando os mesmos dados do cadastro, ou seja, Instituição de ensino, dias letivos, resultado final, etc.:


- Sugestão ao inserir: Anterior: O sistema verificou que o 3º Ano de 2012 era o primeiro histórico, e acrescentou um ano e uma série anteriores a ela (2º Ano de 2011), considerando os mesmos dados do cadastro, ou seja, Instituição de ensino, dias letivos, resultado final, etc.:






  • Ano conclusão

Obrigatório: Informe o ano de conclusão da série que está sendo cadastrada.

  • Série

Obrigatório: Selecione a série referente àquele ano no histórico.


Só é possível alterar as informações dos campos “Ano conclusão” e “Série” de um histórico salvo selecionado o registro e clicando em “Alterar ano/série”:


  • Estabelecimento de ensino:
    Obrigatório: Digite no espaço em branco ou clique no ícone da lupa para acessar o cadastro de Instituições de Ensino e selecionar uma;

*Se a Instituição desejada ainda não estiver cadastrada no sistema você pode inserir ela neste momento:




  • Resultado final

Obrigatório: Selecione uma entre as opções designadas: Aprovado, reprovado, Ap. com prog. parcial, transferido, desistente.

  • Dias letivos

Informe a quantidade de dias letivos referentes àquela série; 

Quando o histórico é preenchido manualmente, o sistema não realiza o cálculo de dias letivos que é feito quando ele é gerado automaticamente.

  • Carga horária total (informada)

Informe a carga horária total referente àquela série; 

Quando o histórico é preenchido manualmente, o sistema não realiza o cálculo de carga horária total que é feito quando ele é gerado automaticamente.

  • Utiliza carga horária texto?

Se SIM: Você pode utilizar este campo para informar como texto a carga horária, por exemplo, para acrescentar alguma informação útil para o entendimento do registro. Nesta situação o campo “Carga horária total (informada) fica desabilitado;

Se NÃO: O campo “Carga horária total (texto)” fica inoperante.

  • Frequência total

Informe a frequência referente àquela série;

Quando o histórico é preenchido manualmente, o sistema não realiza o cálculo de frequência que é feito quando ele é gerado automaticamente.

  • Observação

Neste espaço podem ser acrescentadas informações relevantes, por exemplo:

  • Aluna aprovada pelo Conselho de Classe, 1ª etapa, na disciplina Física;

  • Avaliação Descritiva do Pré-Escolar em anexo;

  • Em 2015 o aluno cursou Progressão Parcial referente ao 7º ano nas disciplinas de Geografia - média = 7,0; Matemática - média = 5,9, tendo sido considerado APROVADO.


PROGRESSÃO PARCIAL:


Para cadastrar progressão parcial no histórico, deve-se escolher o formato de cadastro da série como sendo de progressão parcial e não de série convencional. Abaixo, temos a diferença dos exemplos:


Série convencional:



Progressão parcial:


  1. Cadastrar o histórico de notas

Agora que o aluno já possui o registro do histórico no sistema, o histórico de notas já pode ser acrescentado, veja neste exemplo:



Como explicado antes neste manual, no momento da inserção do cadastro do histórico o sistema irá perguntar se as disciplinas devem ser inseridas automaticamente:



Como cada opção funciona:

  • Sim, inserir todas as disciplinas já cadastradas no histórico deste aluno

Irá lançar no histórico que está sendo cadastrado todas as disciplinas localizadas no histórico do aluno, considerando todos os históricos cadastrados, ou seja, todas as séries e anos.

  • Sim, inserir disciplinas cadastradas na grade curricular deste ano letivo

O sistema irá cadastrar as mesmas disciplinas configuradas na grade curricular da série, do ano letivo referente ao histórico.

  • Não inserir disciplinas

O histórico será cadastrado, mas sem nenhuma disciplina vinculada.


Para inserir disciplinas, acesse o histórico do aluno, selecione a série e clique na guia “Notas”:

 



Agora clique em “F2-Inserir” e em seguida no ícone da lupa, para pesquisar no cadastro de disciplinas e selecionar uma. No exemplo abaixo selecionamos a disciplina de “Matemática”:




A disciplina estará vinculada àquela série no histórico, e resta apenas cadastrar os dados relativos a ela, como nota, faltas e resultado final. Clique em “F5-Salvar” para gravar as alterações. Observação: Quando as disciplinas são inseridas automaticamente utilizando as opções durante a criação do histórico, elas estarão nestas condições, ou seja, existirão as disciplinas vinculadas ao histórico, mas sem dados de resultados, notas ou faltas.



Repita a mesma operação para cadastrar outras disciplinas: 

  • F2-Inserir;

  • Pesquisar e selecionar a disciplina;

  • Preencher os dados necessários;

  • F5-Gravar.

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