Quando o aluno possui mais de uma turma, o SIGA permite a configuração de responsáveis financeiros diferentes para elas, por exemplo, quando existe um responsável pelo serviço de mensalidade e outro pelo de esporte.


Não confundir com a alteração do responsável financeiro na tela principal do cadastro do aluno, não é esta operação. 


A configuração do responsável financeiro específico de uma turma pode ser feita no momento da matrícula e também depois que o vínculo com a turma já existe.

Os tópicos a seguir explicam estes dois cenários:


1. Definir responsável financeiro da turma no momento da matrícula utilizando plano de pagamento

Durante a matrícula via plano de pagamento o SIGA sugere o vínculo com o responsável financeiro o que está definido no cadastro de aluno, mas este responsável pode ser alterado na mesma tela onde o plano de pagamento é selecionado, como pode ser observado na imagem abaixo:
  




Como resultado, os títulos de cobrança gerados nesta matrícula serão vinculados ao responsável financeiro definido no processo, logo, documentos como a Declaração Para Imposto de Renda irão considerar este responsável.



Definir responsável financeiro da turma após matrícula

Consiste em acessar, no cadastro do aluno, a turma e realizar a operação de alteração do responsável. Este é o procedimento para realizar a operação:

Selecionar a turma > F4-Detalhamento > Operações > Definir responsável financeiro da turma



Será exibida uma nova janela, onde é possível definir novos responsáveis pelo aluno somente nesta turma. A imagem abaixo ilustra este processo:




Importante:

Se a cobrança referente à turma já estiver gerada e o responsável financeiro da turma for alterado depois, será necessário realizar também a alteração do responsável vinculado aos títulos de cobrança.