Quando o responsável solicitar a transferência de um aluno para outra instituição, sugerimos que sejam adotados os seguintes procedimentos:


Secretaria: verificar se o aluno tem notas pendentes para digitar e inseri-las no sistema.


Tesouraria: entregar para o responsável financeiro todos os títulos que ainda devem ser pagos e cancelar os que não serão cobrados.


Secretaria: entregar a documentação necessária para encerrar o processo de transferência.


O SIGA não permite que o usuário digite notas caso o aluno esteja com situação INATIVO, como é o caso de TRANSFERIDO.


Para as instituições que usam o Plano de pagamento, pode-se utilizar uma situação ATIVO, por exemplo, AGUARDANDO TRANSFERÊNCIA, para informar que o aluno está em processo de transferência.


 - Criando uma nova situação do aluno na turma:

  1. Acesse a tela Tabelas do sistema > Situações de aluno em turma.
  2. Clique em F2-INSERIR.
  3. No campo Situação sistema, selecione a opção Ativo.
  4. No campo Situação acadêmica, selecione a opção Sem situação.
  5. No campo Nome da situação digite Agdnd. Transferência (sugestão);
  6. Clique em F5-Gravar.

- Como cadastrar no aluno a situação Agdnd. Transferência:

  1. Na aba Turmas na ficha do aluno, selecione a turma que será modificada.
  2. Clique em F4-Detalhamento.
  3. Clique em Operações > Alterar situação (ativo).
  4. Escolha agora a situação criada, Agdnd. Transferência.
  5. Clique em Confirmar.
  6. Agora aguarde que o processo de transferência seja concluído para só então, modificar a situação do aluno para Transferido.


-----