IMPORTANTE: Antes de qualquer configuração no SIGA, o cliente precisa garantir que o equipamento que fará a leitura dos cartões esteja funcionando. Isto quer dizer que a instituição já deve ter a máquina e os cartões adquiridos e testados, da leitura das respostas à exportação do arquivo .txt.

É o arquivo .txt com as respostas que será importado no Siga.


Exemplo de arquivo .txt com as respostas:


163592 => Nº da matrícula do aluno no Siga e é marcado pelo aluno no cartão de resposta;

Letras => corresponde as respostas de cada questão da prova;

Cada linha do arquivo corresponde ao registro de 1 aluno;


Cada turma cujos cartões são corrigidos irá gerar um arquivo para importação no Siga, exemplo: 

3ª Série EM => 3SEM1TRIMESTRE.txt



A Activesoft não pode se responsabilizar pela implantação do módulo até que este requisitos tenham sido cumpridos. 

Equipamento de Leitora

Além da licença do módulo Leitora óptica, o cliente precisa possuir o equipamento que fará a leitura dos cartões que são preenchidos pelos alunos com suas respostas às questões das provas. O SIGA não gerencia este hardware, apenas processa o arquivo que contém as respostas, que o equipamento de leitora óptica irá emitir.

No mercado há vários fabricantes e modelos do equipamento, o modelo LC-3000 é compatível com o Siga. Neste modelo de equipamento a alimentação de gabaritos é manual, ou seja, um funcionário precisa colocar as folhas uma a uma para efetuar a leitura. Se o dispositivo de saída do equipamento for via USB o Sistema Operacional da máquina que fará a leitura dos cartões deve necessariamente ser o Windows XP.

A Automática possui um software de configuração do formato do cartão que o equipamento irá receber (LCConfig). O cliente precisa contatar  a empresa para receber a capacitação e realizar os testes até que a leitura dos cartões esteja sendo realizada.