Todos os cadastros do módulo Leitora óptica são feitos acessando o menu “Acadêmico > Notas e faltas > Leitora óptica”. Para inserir a prova, na guia “Provas”, clique em “F2-Inserir”, preencha os campos obrigatórios (em negrito) e os opcionais que achar necessário:



IMPORTANTE: Tenha bastante atenção no momento de cadastrar provas e gabaritos (explicado adiante), pois toda a automatização do processo de correção da prova e registro de notas irá considerar as configurações realizadas neste momento, como apuração e divulgação de resultados e envio de notas para a planilha.


Explicando cada campo:


Data da prova: Data de realização da prova. Esta informação será exibida em relatórios e no Portal Web;

- Prova: É recomendado cadastrar nomes que facilitem a identificação das provas. Formato do formulário e do arquivo: Selecione o tipo de prova e formato do arquivo que será importado. A maioria dos colégios trabalha com formato Múltipla escolha (ABCDE) - LOSH para seguir o padrão do ENEM. Alguns exemplos de formato:


  • ABCDE (matrícula 7 carac; resposta coluna 8)
  • Verdadeiro ou falso (V ou F)

Fase de nota e Nota de composiçãoSelecione a fase de nota e nota de composição (NC) que irá receber as notas da prova.

Permite exibir gabarito na internet e Permite exibir a correção da prova na internet: Informe o período no qual o gabarito (respostas certas) e a correção (respostas do aluno) ficarão visíveis no Portal Web. Os períodos de exibição podem ser diferentes.


OBS: As provas precisam estar cadastradas para imprimir pelo SIGA os cartões de resposta, e poder vincular alunos à prova, gerar número de inscrição e também distribuir alunos entre salas.