Plano de pagamento é a modalidade financeira que permite gerar a cobrança do aluno no ato da matrícula de todo o ano letivo.

Vantagens:
  • Permite cobrança da anuidade em 12x, 13x, 1x, 6x, etc.;
  • Flexibilidade para a contabilidade: o tesoureiro define competências, vencimentos, descontos e juros de acordo com o parcelamento;
  • Permite geração de cobrança em regime de caixa;
  • Geração imediata da cobrança;
  • A matrícula e a geração da cobrança são realizadas na mesma tela/rotina.
Exemplo de um cadastro de planos de pagamento:

Passo a passo para criar um plano de pagamento 

O manual que explica o processo de matrícula contém considerações importantes a respeito da configuração de planos de pagamento, de acordo com os cenários de cobrança existentes na Escola, principalmente com relação à cobrança da parcela de pré-matrícula. Consulte aqui a documentação.

Neste exemplo será criado um plano para cobrança da mensalidade do Ensino Médio. Acesse o menu "Financeiro > Tabelas do Financeiro > Plano de Pagamento". Na tela:


                       


1 - Selecione o ano no campo “Período”;
2 - Clique em "F2-Inserir";
3 - Preencha o "Nome do plano de pagamento";
4 - Clique em F5-Gravar.

                       


Agora que já existe o cadastro mínimo do plano vamos acrescentar as configurações mais importantes dele:

5. Vincular plano a séries/serviços.
Com o plano selecionado na tabela, clique em “Operações > F10-Serviços vinculados".


                       


Na próxima tela, utilize os botões "Adicionar" e Remover" para vincular os serviços ao plano de pagamento selecionado. A lista de serviços superior mostra todos os serviços não vinculados ao plano, enquanto a que está abaixo exibe os serviços vinculados. Esta configuração é essencial para que ao matricular o aluno o sistema mostre apenas os planos disponíveis para cada série.


                       



5.1. Filtro por serviço

A tela de cadastro de planos de pagamento permite que sejam exibidos apenas os planos vinculados a um determinado serviço. Esta possibilidade pode ajudar bastante no momento da criação e conferência dos planos. Para isto utilize o filtro "Apenas vinculados ao serviço...". 

Outra característica: quando a pesquisa por serviço está ativa e um novo plano de pagamento é inserido, ele já será cadastrado vinculado ao serviço definido no filtro.



                       


6. Inserir parcelas e lançamentos.

Com o plano selecionado na tabela, clique em “F9-Alterar lançamentos".


                       


Será aberta uma tela que contém o detalhamento do plano selecionado. No momento estará em branco como na imagem abaixo, então clique em "Operações > Inserir parcelas em lote".


   



Outra janela será exibida para que as configurações do plano sejam definidas, conforme o exemplo abaixo. Atenção, esta etapa é crucial para a configuração correta do plano de pagamento. 


                       


Verifique com atenção a opção selecionada no grupo "O sistema deve":
  • Adicionar novas parcelas no plano de pagamento atual
    • Utilize para criar as parcelas quando elas não existem e para acrescentar parcelas, mesmo que o plano já tenha alguma.
  • Excluir parcelas existentes no plano de pagamento atual e adicionar novas parcelas
    • O sistema irá apagar lançamentos e parcelas já existentes no plano e considerar apenas as que estarão sendo inseridas na operação.
  • Adicionar lançamentos às parcelas existentes no plano de pagamento atual
    • Deve ser usado, por exemplo, para inserir um "Serviço adicional" depois que um plano de pagamento já está criado. O sistema irá gerar apenas lançamentos vinculados a parcelas já existentes.
Após preencher os dados necessários clique em "F5-Gravar" para salvar as informações. Observe como o detalhamento do plano de pagamento passou a ser exibido após estar configurações, onde cada parcela tem o seu vencimento e contém o lançamento com a data de faturamento e o valor do serviço:


       



Opções para controlar exceções de cobrança:

- Para determinar a data limite de cobrança de cada parcela, por exemplo, para não cobrar a parcela com vencimento 10/01/2016 caso o aluno seja matriculado após 30/01/2016, utilize o campo "Data da matrícula que é limite para cobrança", no cadastro do lançamento vinculado à parcela do plano:


   


 Se a data da emissão da parcela for posterior à data do seu vencimento, o sistema pode ou não prorrogar o vencimento para hoje. Para definir esta configuração utilize o campo no cadastro da parcela "Caso a emissão seja posterior à data de vencimento, prorrogar o vencimento para o dia atual?":


   


Informações complementares
  • O exemplo dado nesta página explicou somente a criação de planos de pagamento inserindo parcelas e lançamentos em lote, mas é possível também inserir elas manualmente. Para isto, na etapa 6 utilize as opções "Inserir parcela" e "Inserir lançamento", após acessar o detalhamento do cadastro do plano de pagamento;
  • É possível vincular descontos aos lançamentos utilizando as opções "F12-Inserir desconto" ou "Operações > Inserir descontos em lote"; 
  • Mesmo depois de criadas as parcelas e lançamentos é possível fazer alterações nelas, tanto individualmente como em lote;
  • Algumas operações ajudam na manutenção do cadastro dos planos de pagamento:
    • Para copiar planos entre períodos: Tabelas do financeiro > Plano de pagamento > Operações > F11-Copiar planos.
    • Para atualizar os valores após a cópia: Tabelas do financeiro > Plano de pagamento > selecione o plano a ser alterado > F9-Alterar lançamentos > Substituir valor de parcelas em lote.
    • Para reduzir o tempo de cadastro de planos, por exemplo, para alterar somente o serviço e o valor: Tabelas do financeiro > Plano de pagamento > Operações > Duplicar plano.


Assista o vídeo