1.      Introdução

O SIGA possui  uma funcionalidade que garante a segurança de dados financeiros, impedindo que  sejam realizadas alterações retroativas, tanto no Contas a receber como no Contas  a pagar.


Ela é muito importante, por  exemplo, para manter a consistência dos dados enviados para a Contabilidade, e  garantir que informações financeiras que já foram tratadas e resolvidas não  serão mais modificadas.

 

2.      Funcionamento

O bloqueio para operações  financeiras pode ser definido como sendo uma data específica ou pela quantidade  de dias anteriores a hoje. Utilize somente um dos campos, data ou dias. Isso  quer dizer que você pode bloquear do dia X para trás ou a partir de N dias. 


Veja exemplos:


Bloquear a partir de uma data específica:


Configuração: 31/12/2015

Resultado: Operações financeiras que repercutam em qualquer  data até 31/12/2015 não poderão ser concluídas, por estar em período bloqueado.

 

Bloquear certa quantidade de dias:


Configuração: 7

Resultado: Operações financeiras que repercutam em qualquer  data anterior a 7 dias contando a partir de hoje não poderão ser concluídas,  por estar em período bloqueado.


Veja algumas situações de como o sistema reage quando o operador tenta  realizar uma operação financeira em período bloqueado:


· Liquidar título de cobrança


o Título não pode ser alterado porque sua data de  baixa está em período já bloqueado.


· Efetuar pagamento de conta a pagar ou inserir  lançamento financeiro


o Data de lançamento está em período já bloqueado.

 

=> O sistema possui  ainda uma consulta fácil à auditoria das alterações realizadas neste parâmetro,  para isso entre no modo de edição do campo “Data de bloqueio de operações  financeiras” e clique em “Auditoria”.

 

Se houver algum título de  cobrança liquidado a menor que não tenha sido resolvido o sistema irá exibir um  alerta sugerindo não bloquear, para que a situação seja tratada.


=> Depois de tratar, recomendamos  alterar a configuração no sistema para que não seja possível que um título  fique liquidado a menor sem a devida solução.


Caso o bloqueio esteja definido  para uma data superior a 1 ano, o sistema irá gerar um alerta para os usuários,  mas se trata apenas de um lembrete que não interfere no uso do programa.

3.      Configuração

Para configurar acesse  “Utilitários > Parâmetros > Parâmetros globais > Financeiro > Data  de bloqueio de operações financeiras” e clique em “Alterar”. 


Se quiser saber quem tem  permissão para alterar esta data clique em “Operadores com permissão”. O gerenciamento desta permissão se dá pelo acesso “Completo” à funcionalidade  "Módulo financeiro / Alteração da data de bloqueio para operações  financeiras". 

 



Assista o vídeo