Pré-requisito: o usuário deve ter feito o download do arquivo de retorno no sistema ou gerenciador financeiro da conta do banco.


Este arquivo deverá ser importado no sistema com a finalidade de realizar a liquidação automática dos títulos que foram pagos.

1 - Acesse no menu Financeiro, a tela Liquidar Títulos;
2 - Clique em F2-Importar arquivo de retorno;



3 - Entre na pasta onde está salvo o arquivo de retorno (extensão .RET) e clique em abrir;
4 - Na tela seguinte, clique em F2- Iniciar importação e aguarde a conclusão do processamento;



5 - Na tela Liquidar títulos de cobrança, selecione a forma de recebimento;
6 - Informe a Data do crédito ou Data da importação do arquivo;
7 - Clique em F9- Pesquisar;
8 - Selecione o arquivo de retorno que foi importado;



9 - Para verificar os pagamentos importados acesse a aba Pagamentos;



OBS: Se algum pagamento estiver sem vínculo, primeiro confira se ele não foi pago em duplicidade.
Ou ainda se ele não foi gerado por algum antigo sistema, caso utilize o SIGA há pouco tempo. Confirmando isso, siga os seguintes passos:

1 - Localize o nome do aluno e entre na ficha dele;
2 - Se foi pago em duplicidade, veja para qual título você pode vincular esse pagamento. Mas caso, o número do título foi gerado por outro sistema, pesquise o número do título equivalente;
3 - Na tela de Liquidar títulos de cobrança, entre na aba de Pagamentos;
4 - Clique na opção Operações > Liquidar título com o pagamento;



5 - Utilizando o número do título ou o nome do aluno, já verificado no ponto 2. Pesquise o título;



6 - Clique em F2-Retornar com títulos selecionados;



7 - Informe a data de baixa, concluindo a vinculação.



Após a importação do arquivo de retorno, faça a conciliação bancária imprimindo o Relatório para conciliação de arquivo de retorno, este deve ser utilizado apenas para verificar se os créditos foram feitos na conta corrente e importados no Siga.



Esta conferência não deverá ser usada para contabilizar todos os recebimentos, pois podem existir outras formas de recebimento no sistema, como o Caixa, por exemplo.

Os problemas de importação geralmente são relacionados a:
  • Arquivo de retorno corrompido;
  • Nome do arquivo de retorno repetido numa mesma pasta;
  • Boleto pago com valor diferente do devido;
  • Boleto liquidado mais de uma vez;