Em algumas situações é necessário baixar um título que está em aberto no contas a receber sem efetivamente recebê-lo. Isto ocorre, por exemplo:
  • Quando a direção deseja dispensar que um aluno que está inadimplente efetue o pagamento e, assim, não seja mais cobrado.
  • Quando houve um erro operacional e o desconto do aluno não foi inserido na geração do título, que seria o momento correto.
  • Quando a Empresa decide que não é viável efetuar a cobrança de valores liquidados a menor, pois o custo para efetuar esta cobrança não vale a pena em relação ao valor devido.
Para fazê-lo o operador deve efetuar uma liquidação manual:
1. Entre no SIGA > Aluno e clique em F9-Pesquisar para selecionar o aluno desejado;
2. Acesse a aba Cobrança e selecione o título a ser liquidado:

3. Clique em F4-Detalhamento;
4. Clique em Operações na nova tela aberta, selecionando a opção "Liquidar":



5. Na nova tela aberta, efetue os seguintes procedimentos:
5.1. Mantenha a data sugerida nos campos “Data do pagamento” e “Data da liquidação”;
5.2. Copie o valor exibido no campo “Valor a receber” para o campo “Valor desconto concedido” e o campo “Valor recebido” deve ficar zerado:


5.3. Insira algum comentário se necessário;
5.4. Clique em confirmar;



6. Após a confirmação, ocorre a baixa, com isto o título ficará em situação “Liquidado”.
 
Observe que o valor do documento não foi alterado, que os valores recebidos estão zerados e o desconto concedido corresponde ao valor do documento mais juros e multa, ou seja, toda a contrapartida desta baixa foi feita em “Vlr desc concedido”:




Importante: 
  • Esta operação gera repercussão nos relatórios de recebimento, já que está havendo uma baixa na data de liquidação informada. Os dados de faturamento referentes a este título não são alterados. Por isso, esse procedimento não irá alterar dados retroativos de faturamento.
  • Vale ressaltar que o desconto concedido ocorre na baixa e é "financeiro", ou seja, não pode ser aproveitado como filantropia.