Algumas contas a pagar ocorrem repetidas vezes. Para evitar o retrabalho de digitar a mesma conta várias vezes o sistema permite que o operador efetue a cópia de uma conta a pagar cadastrada de forma bastante fácil.

Primeiramente é importante explicar os conceitos abaixo:
  • Conta recorrente
    • Uma conta é recorrente quando cada ocorrência possui uma competência diferente.
    • Exemplo: conta mensal de energia elétrica, já que a cada mês é emitida uma nota fiscal com número e data de emissão diferente.
    • Normalmente utiliza-se a conta recorrente para que o sistema já tenha a previsão das contas que serão pagas, mesmo antes que suas notas fiscais ou boletos sejam recebidos -- ou seja, o sistema ajuda gerando um "lembrete".
  • Conta parcelada
    • Uma conta é parcelada quando representa uma única despesa, realizada de uma só vez, mas que será paga em diversos vencimentos (exemplo: aquisição de um computador em 10 parcelas mensais).
Para efetuar a rotina:

1. Na tela de contas a pagar, selecione a conta desejada.
2. Clique em Operações > F11-Inserir recorrente ou parcelamento




3. O sistema mostrará uma tela específica para a operação.




4. Os campos da parte superior são desabilitados, apenas para leitura e confirmação.
5. Selecione o tipo "Conta recorrente" ou "Conta parcelada".
  • Ao inserir uma conta recorrente o sistema permite que o operador altere as colunas Data de Emissão e Data de Vencimento.
  • Ao inserir uma conta parcelada o sistema permite que o operador altere apenas a coluna Data de Vencimento. A coluna Data de Emissão terá o mesmo valor em todas as parcelas e a coluna Parcelamento é calculada automaticamente.
6. Ocorrências que serão geradas: insera a quantidade de novas contas a pagar que o sistema deve gerar. 
  • Caso a despesa inserida seja um parcelamento em 4 vezes o operador deve informar para o sistema a quantidade de 3 ocorrências (ou seja, três serão geradas).
  • Indique também a periodicidade das próximas contas a pagar (o intervalo em que ocorrerá a repetição da conta).
7. Na tabela, confirme e/ou altere os dados para representar o cenário sendo inserido.
8. Clique em Confirmar.

Ao confirmar o sistema insere as novas ocorrências e retorna para a tela anterior.