O módulo Coordenação é um conjunto de ferramentas que auxiliam os Coordenadores na obtenção e registro de informações que podem ser utilizadas para gerenciar suas turmas:

  • Cadastrar observações;

  • Criar e liberar impedimento de matrícula;

  • Enviar e-mail a partir de ocorrências;

  • Acompanhar relatórios de avaliações e observações.


1. Configurar tipos de ocorrência:


Antes de lançar as observações nos cadastros é preciso definir quais serão os tipos registrados. Outros tipos de observações podem ser inseridos a qualquer momento. Essas configurações são feitas em “tabelas do sistema”, na guia “tipos de ocorrência”. Veja a imagem abaixo:




As etapas para inserir um tipo de ocorrência são:

  • Clique em “F2-inserir”; 

  • Determine se ela deve ficar disponível para alunos, responsáveis ou professores (mais de um tipo pode ser selecionado ao mesmo tempo); 

  • Informe o nome do tipo de ocorrência à sua escolha. O nome das ocorrências serve para ajudar a organizar e localizar elas. O conteúdo delas, ou seja, o detalhamento da ocorrência, é registrado no cadastro dos alunos, responsáveis ou professores;

  • Selecione um dos quatro tipos: disciplinar, pedagógica, financeira ou psicológica; 

  • Especifique se ela gera impedimento de matrícula (explicado na próxima página);

  • Clique em F5-gravar. 

No exemplo anterior temos várias ocorrências, como “Assiduidade e Pontualidade com os compromissos Escolares”, que é do tipo pedagógica; “Inclusão no Serasa”, do tipo financeira, etc. O impedimento de matrícula gerado através de observação será explicado no tópico a seguir.


2. Configurar impedimento de matrícula:


Significa preparar o sistema para que seja emitido um aviso ou bloqueie a operação de matrícula de um aluno que possui uma observação que foi configurada para gerar impedimento, ou se o responsável possui também uma observação que gera impedimento.

Se o SIGA irá alertar e permitir ou bloquear a matrícula, depende do nível de permissão que o usuário possuir. Consulte o “Controle de acesso”.

Importante: existe a rotina de liberação de impedimento, portanto, mesmo que um aluno possua uma observação que gere impedimento, é possível tratar esta situação no sistema para que o aluno possa ser matriculado, ainda que exista o registro daquela ocorrência. Para isso, veja o tutorial de como configurar os impedimentos. 

Primeiro certifique-se qual é o impedimento de matrícula configurado em “Arquivos > Instituições e unidades > Unidades > F11 - Visualizar > Cadastro > Diversos > Configurações de impedimento”. No exemplo abaixo, o impedimento é chamado “Impedimento padrão”.



    Depois verifique a configuração deste tipo de impedimento acessando “Tabelas > Tabelas do sistema > Tipos de impedimento”. Selecione o tipo desejado e defina com “Sim” ou “Não” os campos referentes ao registro de observações, no cadastro do aluno, como mostra a imagem abaixo:



No exemplo acima, se o aluno possuir qualquer tipo de ocorrência que gere impedimento, seja disciplinar, pedagógica, financeira ou psicológica, o sistema irá tratar este cadastro como sendo o de um aluno com impedimento de matrícula.


3. Configurar permissões de acesso às observações:

O sistema permite que seja limitado o acesso às observações, por exemplo, para que alguns usuários não possam visualizar as ocorrências, ou que possam ver, mas não editar ou liberar impedimento. 


Para configurar as permissões acesse “Utilitários > Controle de acesso”, e na guia “Grupo de usuários” selecione o grupo e clique em “F8-Funcionalidades”. É possível definir o nível de permissão por grupo entre “nenhum”, “leitura” e “completo”. 

As funcionalidades que tratam de acesso às observações são:



4. Configurar exibição de ocorrências na Internet:


Acesse “Utilitários > Parâmetros > PortalWeb > Geral” e defina com “sim” ou “não” os campos contidos em “Exibir ocorrências dos alunos” e “Exibir ocorrências dos professores”. Para cada tipo de cadastro é possível configurar a exibição ou não de ocorrências pedagógicas, financeiras, disciplinares e psicológicas;