Para promover alunos entre séries acesse “Acadêmico > Notas e faltas > Promover entre séries”, e será exibida esta tela:


             


Uma característica importante que o operador deve saber é que o sistema permite que os alunos sejam promovidos em grupos diferentes. Exemplo: promover todos do Ensino Médio ou apenas a turma A do 9º Ano do Ensino Fundamental.

As principais razões para promover alunos em grupos menores são:

  • Durante o processamento será gerada uma cobrança específica para este conjunto de alunos, ou seja, não podemos promover e gerar cobrança ao mesmo tempo para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio porque na promoção só é possível escolher um plano de pagamento, e essas séries usam planos diferentes;

  • Algumas turmas são finalizadas antes de outras, e a Secretaria pode adiantar o trabalho futuro de enturmação.

1 - Selecionar dados de origem:

Selecionar dados de origem significa determinar quais serão os alunos promovidos. Vamos explicar, por exemplo, como promover de 2016 para 2017 apenas os alunos aprovados no 9º Ano A do Ensino Fundamental e que não estejam com impedimento de matrícula. 


1.1 - Curso, série ou turma:

O primeiro passo para promover alunos é definir os dados de origem, ou seja, as condições de filtro de alunos nas turmas de origem que vão para as de destino. 

Defina qual dos cenários abaixo será utilizado:

  • Todos os alunos de um curso

    • Selecione o período e curso de origem e deixe em branco os campos série e turma. Depois clique em “F9-Pesquisar”.    


               



  • Todos os alunos de uma série

    • Selecione o período, curso e série de origem, e deixe em branco o campo turma. Depois clique em “F9-Pesquisar”. 


             

  • Todos os alunos de uma turma

    • Selecione todos os dados de origem: período, curso, série e turma. Depois clique em “F9-Pesquisar”.
       

                 


2 - Situação do aluno na turma:


 O operador também precisa definir as situações dos alunos nas turmas de origem que farão parte da promoção. Exemplo:

  • Situação “Cursando”

É comum a promoção de alunos cursando (matriculados) mesmo antes do final do ano letivo, pois geralmente eles passarão de ano e continuarão matriculados na Escola. Em caso de reprovação o caso será tratado pontualmente.

  • Situação “Aprovado”

Também é natural que os alunos já aprovados sejam promovidos para o ano seguinte.

  • Situação ”Transferido”

Faz sentido promover alunos que começaram a estudar na Escola, mas que durante o ano letivo foram transferidos? Normalmente não, mas a organização do processo na Escola e a realidade de cada caso variam entre instituições.

  • Quantidade de alunos

Diz a quantidade de alunos vinculados àquela turma, considerando também os filtros por situação e impedimento.

  • Turma de destino

É a turma de destino dos alunos que estão na turma de origem, ou seja, é a turma que os alunos ficarão vinculados após a promoção;


Os critérios para que o sistema identifique corretamente a turma de destino são:

  • No cadastro do período, o campo “Próximo período” precisa estar configurado. “Tabelas > Tabelas do acadêmico > Períodos > Próximo período”;


                     


  • No cadastro da série, o campo “Próxima série” também tem que estar definido. “Tabelas > Tabelas do acadêmico > Séries > Próxima série”;


             


  • No cadastro das turmas de destino, o campo “Agrupamento” deve ser igual ao da turma de origem. “Tabelas > Tabelas do acadêmico > Turmas > Agrupamento”;


                     


                     


OBS: O sinal (---) quer dizer que o sistema não localizou uma turma de destino, então o operador precisa dar duplo clique na célula e selecionar a turma:


                 


Utilize os quadros do lado esquerdo para selecionar as turmas que serão processadas. Apenas registros que possuem turma de destino poderão ser processados e a operação é limitada a 800 alunos por vez, para evitar sobrecarga de tráfego de dados no banco de dados.

Obs.: Durante este processamento a função de bloqueio do sistema ficará temporariamente desabilitada, para que a promoção de alunos não seja interrompida. Depois de selecionar as turmas clique em “Próximo”:


             


Acesse aqui os próximos passos, referentes as opções de processamento.