Para promover alunos entre séries acesse “Acadêmico > Notas e faltas > Promover entre séries”, e será exibida esta tela:
Uma característica importante que o operador deve saber é que o sistema permite que os alunos sejam promovidos em grupos diferentes. Exemplo: promover todos do Ensino Médio ou apenas a turma A do 9º Ano do Ensino Fundamental.
As principais razões para promover alunos em grupos menores são:
Durante o processamento será gerada uma cobrança específica para este conjunto de alunos, ou seja, não podemos promover e gerar cobrança ao mesmo tempo para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio porque na promoção só é possível escolher um plano de pagamento, e essas séries usam planos diferentes;
Algumas turmas são finalizadas antes de outras, e a Secretaria pode adiantar o trabalho futuro de enturmação.
1 - Selecionar dados de origem:
Selecionar dados de origem significa determinar quais serão os alunos promovidos. Vamos explicar, por exemplo, como promover de 2016 para 2017 apenas os alunos aprovados no 9º Ano A do Ensino Fundamental e que não estejam com impedimento de matrícula.
1.1 - Curso, série ou turma:
O primeiro passo para promover alunos é definir os dados de origem, ou seja, as condições de filtro de alunos nas turmas de origem que vão para as de destino.
Defina qual dos cenários abaixo será utilizado:
Todos os alunos de um curso
Selecione o período e curso de origem e deixe em branco os campos série e turma. Depois clique em “F9-Pesquisar”.
Todos os alunos de uma série
Selecione o período, curso e série de origem, e deixe em branco o campo turma. Depois clique em “F9-Pesquisar”.
Todos os alunos de uma turma
Selecione todos os dados de origem: período, curso, série e turma. Depois clique em “F9-Pesquisar”.
2 - Situação do aluno na turma:
O operador também precisa definir as situações dos alunos nas turmas de origem que farão parte da promoção. Exemplo:
Situação “Cursando”
É comum a promoção de alunos cursando (matriculados) mesmo antes do final do ano letivo, pois geralmente eles passarão de ano e continuarão matriculados na Escola. Em caso de reprovação o caso será tratado pontualmente.
Situação “Aprovado”
Também é natural que os alunos já aprovados sejam promovidos para o ano seguinte.
Situação ”Transferido”
Faz sentido promover alunos que começaram a estudar na Escola, mas que durante o ano letivo foram transferidos? Normalmente não, mas a organização do processo na Escola e a realidade de cada caso variam entre instituições.
Quantidade de alunos
Diz a quantidade de alunos vinculados àquela turma, considerando também os filtros por situação e impedimento.
- Turma de destino
É a turma de destino dos alunos que estão na turma de origem, ou seja, é a turma que os alunos ficarão vinculados após a promoção;
Os critérios para que o sistema identifique corretamente a turma de destino são:
No cadastro do período, o campo “Próximo período” precisa estar configurado. “Tabelas > Tabelas do acadêmico > Períodos > Próximo período”;
No cadastro da série, o campo “Próxima série” também tem que estar definido. “Tabelas > Tabelas do acadêmico > Séries > Próxima série”;
No cadastro das turmas de destino, o campo “Agrupamento” deve ser igual ao da turma de origem. “Tabelas > Tabelas do acadêmico > Turmas > Agrupamento”;
OBS: O sinal (---) quer dizer que o sistema não localizou uma turma de destino, então o operador precisa dar duplo clique na célula e selecionar a turma:
Utilize os quadros do lado esquerdo para selecionar as turmas que serão processadas. Apenas registros que possuem turma de destino poderão ser processados e a operação é limitada a 800 alunos por vez, para evitar sobrecarga de tráfego de dados no banco de dados.
Obs.: Durante este processamento a função de bloqueio do sistema ficará temporariamente desabilitada, para que a promoção de alunos não seja interrompida. Depois de selecionar as turmas clique em “Próximo”:
Acesse aqui os próximos passos, referentes as opções de processamento.