Opções do processamento (situação na turma de destino e cobrança):
Depois de selecionar os dados de origem, turmas de destino e clicar em “Próximo” serão exibidas as seguintes opções:
- Situação que o aluno terá na turma de destino:
O sistema irá enturmar os alunos na turma de destino com a situação definida neste parâmetro.
- Gerar cobrança via plano de pagamento:
Caso não seja necessário gerar cobrança, basta deixar este parâmetro desmarcado e clicar em “Próximo”:
Para gerar a cobrança, marque o quadro e escolha uma entre as duas opções. Depois clique em “Próximo”;
- Definir um plano de pagamento igual para todos os alunos:
Selecione um plano de pagamento entre as opções disponíveis. este será o plano aplicado por padrão para todos os alunos, mas ele pode ser alterado na próxima etapa do processo, para cada aluno;
Para exibir os planos disponíveis, o sistema se baseia na definição do “Serviço relativo à mensalidade”, no cadastro da série.
Veja os exemplos a seguir, eles mostram uma situação onde será possível gerar um plano para todos os alunos de séries diferentes e outra na qual a cobrança não será gerada de uma só vez:
Utilizando um plano para todos os alunos: o valor da mensalidade de todas as séries do Ensino Fundamental II é igual, portanto elas compartilham o mesmo “Serviço relativo à mensalidade” e “Plano de pagamento”;
Quando não é possível utilizar o mesmo plano para todos: o valor da mensalidade das séries do Ensino Fundamental II são diferentes entre si, e existe um plano de pagamento para cada série.
Utilizar plano de pagamento similar ao da turma de origem:
O sistema irá procurar um plano de pagamento que tenha o mesmo valor de “Agrupamento” ao do plano utilizado pelo aluno na turma de origem:
Definir exceção de cobrança para alunos:
A última etapa do processamento consiste em verificar os dados antes da promoção de alunos.
Neste momento, é possível alterar o plano de pagamento que será utilizado na cobrança dos alunos. Para isto, basta dar duplo clique sobre a linha do aluno e selecionar outro plano de pagamento. Para não gerar cobrança clique em “Cancelar”.
Quando concluir as definições de cobrança clique em “Processar”.
Conferir turmas e financeiro após a promoção:
Recomendamos que após a promoção seja realizada uma conferência do processo, por exemplo, para confirmar que os alunos estão enturmados corretamente nas turmas de destino, ou para verificar se o faturamento gerado com a cobrança está de acordo com a expectativa da Escola.
O sistema oferece diversas alternativas para que estes dados sejam confirmados. Citaremos algumas:
Enturmação
Use o relatório “Relação de alunos” e cheque a enturmação dos alunos no período de destino;
Você também pode utilizar a consulta da tela de “Alunos por turma”.
Financeiro
Utilize os filtros disponíveis na tela de Executar cobrança para verificar os títulos gerados durante a promoção de alunos;
Imprima também relatórios de faturamento ou de pagamentos em aberto, para ter certeza de que a cobrança gerada após a promoção de alunos esteja condizente com a estimativa da instituição