Em muitas instituições é comum a rotina da utilização do caixa de recebimento. A maneira como cada uma opera irá depender e variar bastante, mas todas possuem uma rotina de abertura e fechamento de caixa, recebimentos, estornos e entrega de comprovante, por exemplo.
Para este tutorial, explicaremos as primeiras configurações a serem feitas para criar um caixa de recebimento.
Antes de tudo, para liberar o acesso a essas funcionalidades, acesse o SIGA e clique em Utilitários > Controle de acesso, no menu inicial:
Na guia "Grupos de usuários", selecione o grupo de usuários e clique em F8-Funcionalidades:
Busque por "Caixa" e clique em F4-Alterar para acesso Completo, clicando em F5-Gravar logo após:
CRIANDO E CONFIGURANDO UM CAIXA:
1 - Para criar um caixa, acesse Tabelas > Tabelas do financeiro > Caixa:
2 - Clique em F2-Inserir e preencha os campos abaixo, clicando logo após em F5-Gravar:
3 - Acesse a guia "Usuário do Caixa" e clique em F2-Inserir para definir os usuários que terão acesso ao caixa criado, clicando em F5-Gravar:
4 - As formas de recebimento do caixa são configuradas na guia "Tipos de recebimento", clicando em F2-Inserir para adicionar ou F4-Alterar:
Assista o vídeo: