Para que as notas possam ser digitadas na turma alternativa a série precisa possuir normalmente grade curricular e fases de nota.
Geralmente a grade é composta somente pela disciplina que terá seus registros transferidos e as fases de nota são iguais às da série principal.
Para configurar, acesse "Acadêmico > Grade Curricular".
Um exemplo:
Quando estas configurações são realizadas a digitação de notas para a disciplina que possui turma alternativa deve ser feita diretamente na turma alternativa, tanto no SIGA como pelo Portal Web. As notas terão origem na turma alternativa, e eventuais alterações precisam ser feitas nela. Os registros são enviados automaticamente para a turma principal.
Veja os exemplos abaixo:
Dica: Se o sistema retornar uma mensagem informando que não é possível alterar a nota porque existe uma turma alternativa para a disciplina, verifique se o aluno foi matriculado na turma alternativa após a inserção da nota na disciplina da turma principal. Para que funcione corretamente, não pode haver nota digitada na disciplina, no momento da matrícula na turma alternativa.