A liquidação de títulos no Siga (manual, via caixa ou por arquivo de retorno), permite o recebimento de pagamentos a menor. Quando tal situação ocorre o sistema automaticamente gera um novo título para cobrar a diferença que ficou pendente do título original, para cobrança posterior.


A rotina de conciliação financeira no Siga dispõe da opção de verificar quais recebimentos ocorreram a menor e de qual maneira a instituição deseja tratar cada caso.


Pré-requisito: além das permissões de acesso e configurações serem feitas na tela de parâmetros, para realizar o recebimento a menor certifique-se de que também deve ser verificado em Arquivo > Instituições e Unidades > Unidades > Visualizar > Financeiro se está marcado como SIM em Uma liquidação feita através do caixa pode resultar em um título liquidado a maior ou a menor?, conforme a imagem abaixo:


>> Rotina automática do sistema (Geração de novo título):


1 - Para verificar os títulos liquidados a menor, clique no menu "Relatórios" e procure por: Relatório de recebimentos com valor a menor e clique em F1-Imprimir;



1 - Após ter visto a relação, retorne ao menu inicial do SIGA e clique em Financeiro > Recebimento com valor a menor;



2 - Utilize-se das datas, nome ou situação para filtrar os títulos e clique em F9-Pesquisar para exibi-los;

A situação de conferido do título pode ser alterada para auxiliar no acompanhamento da cobrança.

Para modificar essa situação, clique no título e em F4-Alterar, selecionando na caixa SIM ou NÃO em relação a "Conferido?" e alguma observação que for necessário;



3 - Caso deseje, o relatório de recebimento com valor a menor também pode ser impresso nesta tela, clicando em F10-Relatórios;



Por fim, com os títulos verificados, o que pode ser feito:

  • Efetuar a cobrança do valor a menor: Para que o valor pendente possa ser cobrado, é necessário executar esta operação no título de cobrança, acrescentando o valor pendente em um título já existente e em aberto para o aluno ou gerando um novo título.
    Quando o valor é acrescentado a um título já existente, é possível que o responsável financeiro já esteja com ele em mãos. Neste caso, é muito importante solicitar e receber de volta o boleto já emitido para evitar que exista um pagamento errado novamente.
  • Conceder o desconto: Quando a instituição decide não cobrar o valor e dispensá-lo, basta considerá-lo como desconto. Esta opção é recomendada quando o valor pendente é relativamente baixo e não justifica o esforço (telefonar para o responsável) e custo de cobrança (nova tarifa de boleto, por exemplo).

>> Rotina manual (Situação do título como liquidado a menor):

Este caso é dado apenas para títulos oriundos de migração.


1 - Para verificar os títulos liquidados a menor, clique no menu "Relatórios" e procure por: Relação de recebimentos liquidados a menor.
Caso não esteja sendo exibido este relatório, entre em contato com o suporte.


2 - Após ter visto a relação, retorne ao menu inicial do SIGA e clique em Utilitários > Processamentos; 



3 - Selecione "Financeiro" e localize a opção "Resolver a pendência de títulos de cobrança liquidados a menor";

4 - Clique em F5-Executar;



5 - Utilize as datas e valores para filtrar os títulos e selecione os que serão tratados;

6 - Clique em Próximo;



7 - Selecione uma das opções abaixo para resolver as pendências;

  • Cobrar diferença em um novo título;
  • Conceder desconto (abatimento da quantia);

8 - Clique em Próximo;



9 - Aguarde o processamento e clique em "Concluir";



Para verificar como proceder com títulos com valor a maior, clique aqui.