Ao início de cada ano letivo, é necessário que a Instituição defina o sistema de avaliação para cada curso e série para em seguida ser realizada a configuração no Siga.


Visando garantir que todas as configurações realizadas foram validadas pela equipe da instituição antes de iniciar o uso para o ano letivo em vigor, a partir da versão 1.064.880 o Siga dispõe das opções de bloqueio e desbloqueio do sistema de avaliação pelo próprio usuário de forma rápida e prática.


Com isso, o sistema fica bloqueado e gravado para que as instituições tenham a garantia de que nada será desconfigurado, sendo necessário desbloquear o módulo para realizar alterações. Todas as alterações nas configurações são registradas na auditoria do sistema.


Vale salientar que, caso o sistema de avaliação esteja BLOQUEADO, não será possível inserir, alterar ou excluir fases de nota na série/período. O mesmo acontece para uma fórmula que esteja vinculada a uma fase de nota cujo sistema de avaliação esteja bloqueado.


Caso haja o bloqueio, algumas mensagens surgirão nas funcionalidades do sistema de avaliação, como por exemplo:


image-2.png


image-4.png


Vejamos, então, o passo a passo de como desbloquear:

1- Acesse o SIGA e clique no menu Acadêmico > Fórmulas e fases de notas;



2 - Na aba "Fase de nota" a mensagem em vermelho mostrará se o sistema de avaliação está bloqueado ou desbloqueado;



3 - Para alterar, clique no botão alterar e digite o código que aparecerá na tela e confirme;



Da mesma forma é feito quando o sistema está desbloqueado e deseja-se bloquear;


Além disso, é possível observar a auditoria das ações realizadas do sistema por cada usuário, a qual também informa quando e por qual usuário foi realizado o bloqueio ou desbloqueio.


4 - Para isso, ainda na tela de Fórmulas e fases de notas, clique em "Auditoria";