Esta é a rotina na qual o arquivo que é enviado ao Banco é gerado. O layout do arquivo é definido no cadastro do Agente de cobrança, como explicado neste tutorial. Para gerar a remessa siga estas etapas:


1 - Acesse o siga e clique no menu Financeiro > Cobrança registrada;



2 - Defina os filtros de busca e clique em F9-Pesquisar e depois em F2-Inserir;


3 - Preencha a Descrição, Agente de cobrança e Tipo da remessa. Em seguida clique em F5-Gravar;

  • Descrição - Nome atribuído ao lote. Recomendamos que cadastre de forma padronizada e de uma forma que seja fácil de identificar o conteúdo do lote. Exemplos:
    • Registro - Mens. Parcela 02-2016 - Venc. 10-02-2016
    • Registro - Esporte - Fev. 2016
    • Remoção - Banco do Brasil - 10/02/2016

  • Agente de cobrança - Selecione o Agente de cobrança que deverá receber este lote.
  • Tipo da remessa - Os arquivos de remessa podem ser do tipo “Registro” ou “Remoção”, ver diferença entre tipo de registro e remoção:
    • Registro: repassa para o Banco títulos para serem registrados;
    • Remoção: informa ao Banco títulos que devem ter seu registro removido. Assim, só faz sentido incluir um título em um lote de remoção se este título já estiver registrado no Banco.

Ao final da operação o lote estará criado, porém vazio, ou seja, sem títulos de cobrança vinculados.


4 - Acesse a guia "Títulos do lote" e clique em "F2-Inserir títulos":


5 - Será aberta outra janela, semelhante à tela de “Executar cobrança”, nela permite utilizar várias opções de filtros para exibir títulos de cobrança em aberto, como data de vencimento, além da opção de "Refinar".


É necessário refinar a pesquisa para retornar apenas títulos não vinculados ao agente de cobrança, para não correr o risco de retornar títulos que já estão no banco, clicando em Refinar e logo após na aba "Filtros 3/3".


Feito isso, clique em F9-Pesquisar;


6 - Selecione os títulos desejados e clique em F10-Retornar títulos selecionados;


O sistema irá exibir novamente a tela “Títulos do lote”, mas desta vez com a tabela preenchida com os títulos selecionados na etapa anterior.


7 - Retorne na aba "Lotes de cobrança registrada" e clique em Operações para Validar dados do lote de cobrança;

Nesta validação, o sistema verificará inconsistências que podem impedir o registro dos títulos.

Pode exibir inconsistências como: 

  • Responsável não possui CPF ou o CPF é inválido.
  • Responsável não possui CEP ou o CEP é inválido.
  • Responsável não possui endereço ou endereço é inválido.
  • Título com vencimento menor que o limite para o envio. (Carência de 5 dias).
  • Entre outros;

Trate esses conflitos antes de seguir para a próxima etapa.


8 - Após a validação dos dados, clique em Operações > F7-Fechar lote;

Fechar um lote significa finalizar as alterações necessárias nele, quer dizer que está pronto para ser enviado para o Banco, portanto não pode mais ser modificado.


O sistema irá sugerir o comentário padrão para o fechamento do lote:


Após esta operação o lote estará fechado. Ajuste o filtro de exibição para a situação do lote "Fechado" ou "Todos".


É possível que, após o lote já tenha sido fechado, precise reabrir o lote, veja aqui como proceder.


9 - Clique em F11-Gerar remessa;



10 - Na nova janela, clique em F9-Gerar arquivo e, ao finalizar, será exibido a tela para salvar o arquivo gerado. Sugerimos salvar o arquivo sempre em uma pasta padrão.




11 - Em seguida realize o processo de transmissão específico do seu Banco.