Estas configurações precisam ser feitas somente se o módulo Contas a pagar também for utilizado pelo cliente. Para cada forma de recebimento configure os campos “Conta vinculada aos recebimentos” e “Favorecido vinculado à taxa bancária”. 

Neste tutorial, veremos como cadastrar as formas de recebimentos necessárias para a instituição. 
Acesse em Tabelas > Tabela do Financeiro > Formas de recebimentos e clique em F2-Inserir;



Preencha os campos de acordo com:


 

Forma de recebimento: Nome desejado para a forma de recebimento;
Serviço para cobrança de taxa de recebimento: Específico quando é desejado cobrar uma tarifa adicional para esta forma de recebimento;
Conta vinculada aos recebimentos: Informar qual a conta financeira cadastrada está associada (Obrigatório quando possuir o módulo Contas a pagar);
Favorecido vinculado à taxa bancária: Informar qual a empresa será vinculado aos rateios das taxas bancárias (Obrigatório quando possuir o módulo Contas a pagar);
Favorecido referente aos pagamentos:  Informar qual a empresa será vinculado aos rateios dos pagamentos (Obrigatório quando possuir o módulo Contas a pagar);
Tipo: Determinar qual o tipo da forma de recebimento (Direto, Boleto bancário, Boleto integrado, etc);
Quando o tipo é Direto:
É necessário preencher apenas os campos acima descritos.
OBS: Como não tem vinculo com banco, não se faz necessário o preenchimento do "Favorecido vinculado à taxa bancária"

Quando o tipo é Boleto bancário:
Necessário preencher os campos da conta bancária. tais como: Agência, Conta corrente, Código do cedente, Nome do cedente, entre outros:



> Alguns campos com observações importantes:


"Comentários sobre a carteira": 

 Para cada banco e carteira (Tipo do convênio) a forma de preenchimento dos dados podem ser alterados. Assim, ver orientações em "Comentário sobre a carteira".:





Se faz necessária uma atenção também para os campos abaixo descritos:

"Código para baixa e devolução" e "Dias baixa devolução":

Refere-se a opção de remoção automática do registro pelo banco. Quando está configurado é enviado no arquivo de remessa e compreendido pelo banco.


"Carteira homologada":

Este campo é de controle do sistema. Enquanto o boleto está em processo de homologação se faz necessário deixar definido como NÃO, assim ao tentar realizar a impressão de um boleto com esta forma de recebimento é exibindo uma marca d'água de alerta que a carteira está "em homologação". Deve ser alterado apenas quando confirmar que houve o registro e todos os testes funcionaram como desejado.


"Considerar como carteira registrada":

Semelhante ao item acima, este campo parametriza a exibição da marca d'água de alerta: "Boleto não registrado", evitando que este seja entregue.  

Por fim, clique em F5-Gravar.