Veja nosso ActiveTraining sobre este assunto:
Sabemos que a cobrança de títulos em aberto é um desafio que precisa ser encarado com seriedade por qualquer empresa, tendo em vista que o orçamento pode ser comprometido devido aos possíveis prejuízos que a inadimplência gera.
A Régua de Cobrança é uma metodologia que define etapas de cobrança de um pagamento, criando uma política bem estabelecida e que pode ser realizada com simples envios de mensagens.
O diagrama abaixo mostra um exemplo das etapas de uma régua de cobrança:
Existem diversas ações que podem fazer parte de uma Régua de Cobrança e é interessante que a sua instituição crie a própria de acordo com sua realidade. O ideal é ter uma boa metodologia que seja capaz de manter os índices de inadimplência sob controle e contribuir para performance mais consistentes de curto, médio e longo prazo.
Etapas sugeridas para uma régua de cobrança:
QUANDO | O QUE | SUGESTÃO |
7 dias antes do vencimento | E-MAIL: Seu boleto está disponível | Olá X, tudo bem? Estamos enviando o link para que você possa emitir o boleto referente a fatura de nossos serviços |
3 dias antes do vencimento | E-MAIL: Seu boleto está próximo do vencimento | Olá X, tudo bem? Estamos enviando o link para que você possa emitir o boleto referente a fatura de nossos serviços |
1 dia antes do vencimento | SMS: Confirmação do recebimento | Olá X, Enviamos um e-mail contendo o link para o boleto de pagamento. Confira! |
Dia do vencimento | E-MAIL: Seu boleto vence hoje! | Olá X, tudo bem? Estamos enviando o link para que você possa emitir o boleto referente a fatura de nossos serviços |
2 dias depois | E-MAIL: Não identificamos pagamento | Olá X, tudo bem? Ainda não identificamos o pagamento do boleto referente a fatura de nossos serviços. |
5 dias depois | LIGAÇÃO: Cobrança |
E, pensando nisso tudo, o SIGA dispõe de duas funcionalidades excelentes as quais podem constituir uma régua de cobrança bem estruturada:
Cada etapa pode ser adaptada com a régua que mais condiz com a realidade da instituição. Dessa forma, teremos os seguintes benefícios:
Envio de mensagens mais direcionadas para o pagamento.
Acompanhamento da visualização do boleto de cobrança.
Estratégias concisas de diminuição da inadimplência.
Melhoria no contato instituição <-> responsável financeiro.
Ações proativas da instituição perante inadimplência.