Sabemos que a cobrança de títulos em aberto é um desafio que precisa ser encarado com seriedade por qualquer empresa, tendo em vista que o orçamento pode ser comprometido devido aos possíveis prejuízos que a inadimplência gera.


    A Régua de Cobrança é uma metodologia que define etapas de cobrança de um pagamento, criando uma política bem estabelecida e que pode ser realizada com simples envios de mensagens.


O diagrama abaixo mostra um exemplo das etapas de uma régua de cobrança:

Existem diversas ações que podem fazer parte de uma Régua de Cobrança e é interessante que a sua instituição crie a própria de acordo com sua realidade. O ideal é ter uma boa metodologia que seja capaz de manter os índices de inadimplência sob controle e contribuir para performance mais consistentes de curto, médio e longo prazo.


Etapas sugeridas para uma régua de cobrança:


QUANDO

 O QUE

SUGESTÃO



7 dias antes do vencimento



E-MAIL: Seu boleto está disponível 

Olá X, tudo bem?

Estamos enviando o link para que você possa emitir o boleto referente a fatura de nossos serviços
Vencimento: 01/01/2019
Link para boleto



3 dias antes do vencimento



E-MAIL: Seu boleto está próximo do vencimento

Olá X, tudo bem?

Estamos enviando o link para que você possa emitir o boleto referente a fatura de nossos serviços
Vencimento: 01/01/2019
Link para boleto


1 dia antes do vencimento


SMS: Confirmação do recebimento

Olá X, 

Enviamos um e-mail contendo o link para o boleto de pagamento.

Confira!



Dia do vencimento



E-MAIL: Seu boleto vence hoje!

Olá X, tudo bem?

Estamos enviando o link para que você possa emitir o boleto referente a fatura de nossos serviços
Vencimento: 01/01/2019 (hoje!)
Link para boleto



2 dias depois

 
E-MAIL: Não identificamos pagamento

Olá X, tudo bem?

Ainda não identificamos o pagamento do boleto referente a fatura de nossos serviços.
Vencimento: 01/01/2019
Link para boleto

5 dias depois

LIGAÇÃO: Cobrança

Iniciar processo de cobrança ativa 


E, pensando nisso tudo, o SIGA dispõe de duas funcionalidades excelentes as quais podem constituir uma régua de cobrança bem estruturada:


Cada etapa pode ser adaptada com a régua que mais condiz com a realidade da instituição. Dessa forma, teremos os seguintes benefícios:

  • Envio de mensagens mais direcionadas para o pagamento.

  • Acompanhamento da visualização do boleto de cobrança.

  • Estratégias concisas de diminuição da inadimplência.

  • Melhoria no contato instituição <-> responsável financeiro.

  • Ações proativas da instituição perante inadimplência.