O Porta Arquivos permite que os professores possam divulgar arquivos para os alunos de suas turmas através do portal web.  Os arquivos podem ser de diversos tipos (PDF, XLS, DOC, etc) com tamanho até 20MB, isso inclui para o responsáveis também.

Inicialmente teremos apenas a divulgação dos arquivos, pelos professores, e o acesso a estes arquivos, pelos alunos.

Esta funcionalidade faz parte do módulo Portal Web e pode ser utilizada sem custos pelos clientes que possuem acesso a este módulo.


1. ACESSAR O PORTA-ARQUIVOS 


1 - Ao acessar seu perfil no portal web, o professor ou responsável verá no menu principal a funcionalidade “Porta arquivos”;

Nela, ele vê uma listagem de arquivos publicados.


2. PUBLICAR ARQUIVOS

(Apenas professores)



1 - Ao clicar na ferramenta “Publicar novo arquivo”, será mostrado um novo formulário.


Arquivo(s): indica que pode ser escolhido mais de um arquivo;

  • Comentários: campo de texto livre para comentários do professor;

  • Período de disponibilidade: espaço de tempo em que o arquivo ficará disponível;

  • Escolher disciplinas e turmas: Selecione uma disciplina entre as que o professor está alocado e clique em “Visualizar”, para que o sistema mostre suas turmas correspondentes.



3. CONSULTAR ARQUIVOS PUBLICADOS

    No processo de consulta de arquivos publicados, o professor poderá usar o filtro de “Data de envio” ou o filtro de “Turma” (individualmente ou os dois ao mesmo tempo). Veja nas ilustrações a seguir.


4. CONSULTAR VISUALIZAÇÕES DOS ALUNOS

(Apenas professores)


    Os professores poderão verificar quando e quais foram os alunos que visualizaram os arquivos disponibilizados para download. Para que tenha acesso a estas informações, o professor terá de acessar o link disponível na coluna “visualizações”.

    Na tela seguinte teremos uma listagem com todos os alunos de todas as turmas com as quais o professor possui vínculo. As informações disponíveis serão Matrícula, Aluno, Situação e a informação mais interessante desta tela, “Data de visualização”.



5. EXCLUIR ARQUIVOS PUBLICADOS

    Caso o professor tenha postado algum arquivo por engano e desejar excluir este arquivo, poderá fazer a exclusão clicando no botão excluir, visível na listagem de documentos publicados.



-----------