Atenção: Se esta for a primeira vez que um lote de RPS é gerado para uma empresa, será necessário configurar as bases para cálculo, conforme explicado no tutorial de Configurações iniciais. Se necessário, verifique as configurações usadas para a empresa antes de gerar o lote, utilizando esta opção: 



1 - Para criar o lote acesse o menu “Financeiro > Emissão de RPS”:



2- Selecione a Empresa vinculada ao lote que será criado (1), clique em “F9-Pesquisar” (2) e depois em “F2-Inserir” (3):



3 - No campo “Descrição” (1)  informe o nome do lote, de uma forma que ele seja facilmente identificado, como no exemplo abaixo, e depois clique em “F5-Gravar” (2):


    

4 - Para selecionar os lançamentos que irão gerar as notas, selecione o lote que foi criado, clique na guia “RPS do lote” (1) e depois em “Inserir RPS via proc” (2):



5 - A tela que será aberta é referente à preparação do processamento para inserção de RPS em lote. O caso de uso mais comum é selecionar o mês/ano de competência, serviços e forma de recebimento. Quando realizar os filtros desejados clique em “Próximo”, como neste exemplo:



6 - Na tela seguinte serão exibidos os lançamentos de cobrança que correspondem aos filtros aplicados na etapa anterior. Selecione quais deverão gerar RPS, marcando os quadros do lado esquerdo. O botão “Marcar/desmarcar todos” facilita a seleção. Depois de selecionar os lançamentos clique em “Próximo”:



7 - O sistema fará o processamento e irá vincular ao lote os RPS gerados nesta operação. Clique em “Reiniciar” para retornar à tela de preparação do processamento, por exemplo, para gerar os RPS de outro serviço, no mesmo lote; ou clique em “Concluir” para finalizar a inclusão de RPS neste lote e retornar à tela que exibe os RPS vinculados ao lote:



8 - Depois de vincular os RPS ao lote, perceba que os dados que antes estavam em branco no detalhamento do lote agora estarão preenchidos:




Para enviar o lote para a prefeitura, os próximos passos serão fechar o lote e gerar o arquivo no formato aceito.