Existem algumas diferenças que compreendem o sistema SIGA destinado ao Ensino Básico e o sistema destinado ao Ensino Superior. Vamos identificar algumas gerais, mostradas nas telas abaixo: 


  • A primeira característica específica para o E.S. encontra-se na tela Tabelas > Tabelas do acadêmico na guia "Cursos", destacando a seção de Currículo.



Dessa forma, o "currículo" compreende a grade de disciplinas necessárias para a conclusão daquele curso, sendo do tipo eletivas ou optativas ou obrigatórias.


  • Outro ponto a se considerar também é que o sistema do E.S. não compreende "séries", apenas os cursos, as turmas e oferta das disciplinas (grade curricular). Além disso, dentro da guia das turmas teremos algumas características como plano de pagamento, sistema de avaliação e tipo de horário



Nesta mesma tela, clicando em Operações > Oferta de disciplina, temos a grade curricular, compreendendo as disciplinas associadas das turmas criadas, sendo possível associar os respectivos professores também; 



  • Ainda em "Tabelas do Acadêmico", outras guias são destacadas para o E.S., como por exemplo a "Forma de ingresso", a "Situação do aluno no curso" e a "Motivo de dispensa do ENAD";



Nisso, todas essas guias precisam de um código de situação para o Censo do Ensino Superior, como visto na tela acima, o que evidencia serem destinadas apenas para o E.S.


  •  Por fim, o último ponto a se destacar é referente ao Cadastro do Aluno em que, diferentemente do E.B., o cadastro da matrícula do aluno é vinculado a um curso específico independente de quais turmas o aluno irá cursar. 



Assim, também é possível que ocorra a matrícula de um aluno do curso de Administração enturmado em uma disciplina do curso de Ciências Contábeis, por exemplo.



Dentre essas alterações gerais que compreendem o sistema de Ensino Superior, também trataremos de modo específico alguns tutoriais referente a algumas rotinas desse sistema nos tutoriais de cada módulo.