Nesse tutorial, abordaremos como criar um sistema de avaliação, vinculando esse cenários e configurações a determinadas turmas. No sistema, é possível criar os vários padrões de avaliação que serão usado na instituição, assim facilitando o vinculo nos cursos e turmas desejados. 

Veremos;


1 - Entre no SIGA e clique no menu Tabelas > Tabelas do acadêmico > Sistema de avaliação;



2 - Como observado, o SIGA já possui cadastrado o sistema de avaliação padrão e que clicando em "Alterar fase de nota" pode ser modificado;



OBS: Se o sistema de avaliação estiver desbloqueado ele pode ser alterado a qualquer momento. Para bloquear, clique em "Alterar" e digite o código de verificação. Para desbloquear, faça a mesma operação;

Clique aqui para acessar o tutorial de bloqueio/desbloqueio;



3 - Para cadastrar um novo sistema de avaliação, clique na tela inicial em F2-Inserir, preencha o nome do sistema de avaliação, F5-Gravar e logo após selecione "Alterar fases de nota"; 



4 - Clique em F2-Inserir e crie o sistema de avaliação desejado;



5 - Configure as fórmulas das fases de nota na guia mencionada;



6 - Configure as fórmulas para verificação de aprovação ou reprovação e, por fim, clique em F5-Gravar;



 7 - Clique na guia Turmas e clique em F4-Alterar para configurar o sistema de avaliação de uma turma já existente ou F2-Inserir para cadastrar uma nova turma e inserir o sistema de avaliação correspondente, clicando em F5-Gravar ao final;

OBS: O sistema de avaliação da turma só pode ser alterado caso não haja nenhuma nota já cadastrada no SIGA.