O cadastro de oferta de disciplinas é feito por cada turma, atrelando os componentes curriculares para que o aluno possa cursar.

Nesse tutorial, veremos como configurar a oferta por turma:


1 - Acesse o SIGA e entre em Tabelas > Tabelas do acadêmico > Turmas;



2 - Selecione a turma e clique em Operações > Oferta de disciplinas;



3 - Clique em F2-Inserir e preencha as informações da disciplina, clicando na lupa para pesquisar os campos;



4 - Depois de cadastrar a disciplina, clique em F5-Gravar;


  • "Data de início de aulas" e "Data de término de aulas":
    Estes campos devem ser preenchidos apenas quando o curso/turma não tem horário semanal regular no semestre e não está definido o tipo de horário na turma, como nos cursos de Pós-graduação ou Técnico, em que a disciplina pode iniciar e terminar na mesma semana ou mesmo dia. 
    Quando estes campos estiverem preenchidos, o sistema passa a fazer verificação no ato da matrícula se a data de matrícula está dentro do intervalo informado, e caso contrário gerará impedimento por a disciplina já ter iniciado ou terminado sua aula.  



5 - Faça a vinculação do professor na disciplina (como professor principal primeiramente);

Siga os passos abaixo;



6 - Depois, clique em F5-Gravar e, após a vinculação, será possível adicionar as informações secundárias. Clique no '+' para adicionar nos campos abaixo;

O usuário pode vincular um ou mais curso adicional. Os cursos adicionais são relacionados aos outros cursos em que os alunos matriculados podem cursar a mesma disciplina ofertada no curso "origem", vejamos o exemplo a seguir:



Um aluno do curso de Ciências Contábeis (curso adicional) poderá cursar a disciplina de Empreendedorismo e Inovação que está cadastrada/ofertada na turma do curso Administração (origem).

Ao vincular esse curso adicional, será criado apenas um único diário com todos os alunos matriculados nesta oferta. Cabe destacar que uma vez vinculado o curso adicional na disciplina, não será necessário realizar a oferta desta disciplina para esse curso adicional. A disciplina ofertada será exibida para os alunos vinculados nos dois cursos no momento da matrícula.

Além do curso adicional, o sistema permite que seja inserido o professor secundário, esse professor terá acesso ao diário da disciplina no qual foi vinculado como professor secundário.


Também é possível importar as disciplinas que foram cadastradas no currículo, agilizando o processo, assim:

 

1 - Clique na turma desejada e em Operações > Oferta de disciplinas;



2 - Clique em "Inserir a partir do currículo" e selecione o currículo, clicando em OK



3 - Informe o período que as disciplinas devem ser importadas, clique em "OK" e aguarde;



4 - Observe as disciplinas cadastradas e clique em F4-Alterar para inserir as informações restantes;



5 - Por fim, clique em F5-Gravar;



OBS: Sendo necessária qualquer alteração na oferta de disciplinas, é necessário que não existam alunos vinculados a disciplina que será alterada.