Nesse tutorial, veremos como criar o cadastro do aluno para Ensino Superior.


1 - Clique no menu Arquivos > Aluno e clique no botão F2-Inserir;



2 - Preencha os campos obrigatórios (em negrito);

OBS: Ao adicionar o responsável financeiro, clique na lupa para procurar o cadastro de outros responsáveis ou no botão à direita para incluir o aluno como próprio responsável financeiro.



3 - Preencha também as informações das outras guias como Endereço, Dados complementares, Dados censitários e Controle de acesso;



4 - Na aba Dados Complementares, de acordo com o Censo, é necessário preencher o estabelecimento de conclusão do Ensino Médio, como mostrado abaixo;



5 - Para inserir, clique na lupa e pesquise o cadastro do estabelecimento de ensino. Caso não encontre, selecione "Inserir novo estabelecimento";



6 - Selecione também os dados censitários como preenchimento obrigatório;



7 - Por fim, clique em F5-Gravar;



OBS: Para cadastros em que o responsável financeiro é o próprio aluno, ao clicar no botão abaixo, o retorno será da tela de cadastro que contém os mesmos dados do aluno, bloqueados de alteração.



No cadastro, preencha as informações do responsável financeiro, clicando em F4-Alterar e acrescentando as informações como os Dados financeiros;

Por fim, clique em F5-Gravar;


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