Se a instituição desejar pode modificar o resultado de apurações realizadas, alterando o tipo de apuração para Presença, Atraso ou Falta. Um exemplo típico desta necessidade é quando se permite que um aluno que chegou atrasado (efetuou Marcação após o horário de tolerância configurado no tipo de horário) assista aulas e não receba falta por isso. Neste caso, é necessário alterar a Apuração de “Falta” para “Atraso”.


Outra hipótese plausível é que o equipamento que faz a Marcação poderia estar sem funcionar no momento da entrada dos alunos, então eles não terão apuração e o ajuste será feito manualmente, pois ao apurar, o sistema irá considerar falta dos alunos, pois não há horário de entrada marcado.

É muito fácil modificar uma Apuração, basta selecionar o registro que será editado e clicar em “F4-Alterar apuração do aluno” até que a Apuração desejada seja exibida. Após a alteração a coluna “Editado” passa a exibir “Sim” ao invés de “Não”, para indicar que o operador alterou intencionalmente aquela Apuração. A imagem a seguir ilustra esta explicação:



Não existe uma operação que faça esta alteração em vários registros, porque não se justifica, uma vez que a ideia da ferramenta de edição é que ela seja usada para o tratamento de exceções à regra. Caso venha a ser frequente a concessão de mais tempo de tolerância, por exemplo, é mais recomendado alterar a configuração do Tipo de horário, para permitir a entrada com Apuração “Atraso” por mais tempo.

Um registro de Apuração que foi editado pelo operador não é modificado após ser efetuada uma nova Apuração. Observe estes exemplos:


  • Exemplo 1:

    • A M1 começa às 07h00 e tem 10 minutos de tolerância para considerar atraso;

    • O aluno Caetano Nascimento entrou às 07h20. Esta foi sua Marcação;

    • Sua Apuração foi definida como “Falta” na M1, mas a Coordenação irá abrir uma exceção e considerar “Atraso” somente, então faz a alteração manual conforme descrevemos;

    • A Apuração do aluno na M1 que era “Falta” passa a ser “Atraso”, e o campo “Editado” agora está definido como “Sim”;

    • No final do turno da manhã, quando uma nova Apuração for realizada, mesmo que a Marcação de Caetano Nascimento indique que ele entrou às 07h20 (e por isso teria “Falta”), ainda será mantida a Apuração de “Atraso” porque ela foi definida intencionalmente pelo operador.

  • Exemplo 2:

    • Supondo que no momento da entrada por algum motivo a marcação não pôde ser feita (faltou energia, problema no computador, etc.) o sistema vai considerar na Apuração que os alunos faltaram, pois não tem dados de Marcação;

    • O operador vai modificar a Apuração dos alunos que assistiram aula de “Falta” para “Presença”, e como o campo “Editado” estará definido como “Sim”, mesmo que seja feita uma nova Apuração estes registros não serão modificados.