1. Inserir ocorrência no aluno:

Veremos a seguir como lançar uma ocorrência no cadastro de um aluno. Para observações de responsáveis e professores o processo é o mesmo:

No cadastro do aluno acesse a guia “observações”. Serão exibidas as observações de acordo com os filtros especificados, por exemplo, se somente o quadro de observações pedagógicas estiver marcado e o ano selecionado foi 2011, serão exibidas somente observações pedagógicas de 2011 do aluno, mesmo que ele possua outros tipos de observações no mesmo ano.

Para inserir clique em “F2-Inserir”, e será aberta uma janela semelhante à que é mostrada abaixo: 




Nela, o sistema sugere a data do dia como a data da ocorrência, mas essa data pode ser alterada. Clique no ícone da lupa, selecione o tipo de ocorrência e determine se a observação será visível ou não na internet. Se a ocorrência selecionada nesta etapa gerar impedimento de matrícula, é isto que fará com que o aluno ou responsável tenha impedimento gerado.


Para o nosso exemplo foi cadastrada uma ocorrência com a data 15/08/2019, do tipo “Pedagógica - Conselho de Classe”, e o texto foi inserido no campo “observação”. Depois de preencher esses campos clique em “F5-Gravar” para confirmar.

A imagem a seguir mostra como ficou o registro da observação no cadastro do aluno. Ela pode ser excluída ou editada depois de lançada. Para isso utilize, respectivamente, os botões “F3-Apagar” e “F4-Alterar”.




2. Inserir ocorrência em vários alunos:

O SIGA permite que a mesma observação possa ser cadastrada para vários alunos de uma só vez. Para inserir observações em lote acesse o menu “Acadêmico > Ocorrência de alunos em lote”. 

Na tela que surgirá você poderá consultar as ocorrências já existentes.

Para inserir, clique no botão “F2-Inserir” (marcado com "1") e surgirá a tela "Inserção de ocorrência em lote".



Clique no botão "Selecionar alunos" (marcado com "2") e, na pesquisa, selecione os alunos que deverão receber a ocorrência. Você poderá selecionar alunos de diversas turmas com total flexibilidade (exemplo: um aluno do 5º Ano A, dois alunos do 7º Ano C, etc.). Os alunos selecionados irão aparecer na caixa marcada com "3". Informe os demais campos (data da ocorrência, ocorrência, exibir na internet e observação) e clique em F5-Gravar para confirmar a operação.


3. Inserir ocorrência em responsável:

Para inserir observações no cadastro de responsáveis proceda da mesma forma como na operação que registra no cadastro dos alunos:

  • Acesse a guia “Observações” no cadastro do responsável;

  • Clique em “F2-Inserir” e preencha os campos de data, tipo e observação da ocorrência;

  • Perceba que só são exibidos os tipos de ocorrência que podem ser lançadas para responsáveis, conforme explicado na seção 2.1 deste manual;

  • Para responsáveis não está habilitada a exibição de ocorrências na internet.


 


4. Inserir ocorrência em professor:

A inserção de observações no cadastro de professores é igual ao processo para cadastrar em alunos e responsáveis:

  • Acesse a guia “Observações” no cadastro do professor;

  • Clique em “F2-Inserir” e preencha os campos de data, tipo e observação da ocorrência;

  • Perceba que só são exibidos os tipos de ocorrência que podem ser lançadas para professores, conforme explicado na seção 2.1. deste manual;


Sugestão: a Coordenação pode utilizar o registro de observações no cadastro de professores em conjunto com o Setor de RH, para centralizar informações que podem ser usadas para avaliações de desempenho, por exemplo. 

Os dados ficarão visíveis somente para os usuários com permissão de acesso a elas. Essa segurança é garantida se o controle de acesso estiver configurado corretamente, de acordo com a realidade da instituição.