O SIGA permite que os responsáveis selecionem pelo Portal Web o dia e horário para atendimento presencial, dentre os que foram cadastrados pela Escola. O cenário comum é que o Agendamento seja utilizado em conjunto com os módulos Matrícula On-line e Filantropia. Se o cliente não possuir o módulo Web também pode registrar os agendamentos diretamente no cadastro dos responsáveis.


Os parâmetros para configurar o funcionamento do módulo Agendamento são acessados em “Utilitários > Parâmetros > Matrícula on-line > Agendamento”. 


Dica: O Agendamento pode ser configurado e só depois habilitado para os responsáveis acessarem pelo Portal. Para isto deve estar desmarcada a opção “Habilitar e exibir link para agendamento online” enquanto o módulo é parametrizado. Todos os parâmetros do Agendamento são opcionais e os seus filtros podem ser combinados. Eles serão explicados abaixo:



Cabeçalho da tela de login:

Quando a página da web é acessada pelo endereço cadastrado no “Link direto para agendamento” o cabeçalho informado neste campo é exibido na tela de login.


Quantidade máxima de agendamentos por solicitante:

Este campo limita a quantidade de agendamentos por responsável. Agendamentos cancelados não são considerados neste cálculo. Quando o responsável excede a quantidade de agendamentos o sistema exibe um comunicado para ele informando que o limite foi atingido.


Enviar e-mail após cada agendamento confirmado ou desmarcado?

Quando este parâmetro está selecionado com “Sim”, um e-mail é enviado para o responsável no momento da realização do agendamento e também quando este agendamento é cancelado, seja pelo próprio responsável ou pelo operador do SIGA.


Marcar como realizados os agendamentos após a data do atendimento?

Quando estiver definido como “Sim”, o sistema irá mudar a situação dos agendamentos pendentes para “Realizado” após a data prevista para atendimento.

Quando “Não”, os agendamentos continuarão pendentes mesmo após a data prevista. O operador poderá ainda alterar a situação para “Realizado” manualmente.


Período de referência:

Quando um período letivo é selecionado neste parâmetro, somente responsáveis que possuem alunos vinculados àquele período e ao seguinte a ele podem agendar atendimento;

O período seguinte ao selecionado também é habilitado porque é comum que no final do ano letivo alguns alunos já estejam aprovados, e possuam vínculo somente no próximo período. Desta forma o responsável pode agendar atendimento tanto para tratar de assuntos relacionados ao período atual como do ano seguinte.


Permitir somente as séries abaixo:

Restringe a permissão de solicitação de agendamento somente aos responsáveis que possuem alunos vinculados às séries selecionadas neste parâmetro.


Situação do aluno na turma:

Restringe a permissão de solicitação de agendamento somente aos responsáveis que possuem alunos vinculados às situações na turma selecionadas neste parâmetro.


Mensagem caso o responsável seja impedido de efetuar o agendamento:

É o texto exibido para o responsável no momento em que ele tentar acessar a funcionalidade de agendamento de atendimento, caso ele esteja em situação de impedimento;

Geralmente a mensagem instrui o responsável a procurar a Escola para regularizar sua situação de impedimento;

O tipo de impedimento acionado nesta operação é configurado em “Arquivos > Escolas e unidades > Unidades > Cadastro > Diversos > Configurações de impedimento > Impedimento para agendamento de atendimento”;

O cadastro de tipos de impedimento está localizado em “Tabelas > Tabelas do sistema > Tipos de ocorrência”.


Mensagem personalizada:

É a mensagem exibida para o responsável no momento em que ele acessar a funcionalidade de agendamento de atendimento;

Normalmente a Escola cadastra uma mensagem de boas vindas ou que explica o passo a passo para realizar o agendamento.


Mensagem de confirmação do agendamento e Mensagem de realização do agendamento:

Textos exibidos para o responsável quando um agendamento é realizado com sucesso;

Habitualmente a Escola confirma a disponibilidade de atendimento no dia e horário marcado e agradece o contato.


Texto html do e-mail a ser enviado com a confirmação:

Este será o conteúdo de confirmação do agendamento enviado por e-mail para o responsável, quando o parâmetro “Enviar e-mail após cada agendamento confirmado ou desmarcado?” estiver definido como “Sim”;

É possível utilizar também imagens e diversas opções de formação de texto, porque o parâmetro aceita o uso de tags html;


Acesse aqui o tutorial completo de agendamento.