O primeiro passo para configurar um texto personalizado é identificar o tipo de texto adequado para sua necessidade. Feito isto, acesse “Tabelas > Tabelas do sistema > Textos personalizados”, selecione o tipo de texto e clique em “F2-Inserir”:



Insira o título do texto que melhor o identifique para utilização e clique em “F5-Gravar”. Em seguida clique em “F10-Editar texto”, para configurar seu conteúdo:


Ao clicar em “F10-Editar texto” será aberta uma janela para editar o conteúdo do texto personalizado. A ferramenta possui diversas funções de formatação de texto, como selecionar o estilo e tamanho da fonte, negrito, configurar alinhamento e margens, etc.

Quando concluir a edição clique no ícone  para gravar.


Nos textos do tipo Contrato, você pode associar eles às séries, para que só sejam exibidos para alunos vinculados às séries selecionadas. Para configurar esse vínculo selecione o texto e clique em Vincular séries.


Variáveis personalizadas:

A principal vantagem dos textos personalizados é a possibilidade de utilizar as variáveis personalizadas, que tem a função de substituir o nome da variável pelo seu respectivo campo. As variáveis podem ser utilizadas normalmente entre textos digitados manualmente, para juntos formarem uma frase dinâmica. Veja exemplos:


CONTEÚDOS COM VARIÁVEIS

DADOS DO ALUNO

RESULTADO COM VARIÁVEIS TRATADAS

Declaramos que [ALUNO_NOME] frequenta as aulas no período da tarde.

Nome: Monteiro Lobato

Declaramos que Monteiro Lobato frequenta as aulas no período da tarde.

[ALUNO_NOME] nasceu em [ALUNO_DATA_NASCIMENTO].

Nome: Ellis Regina

Nascimento: 10/10/2000

Ellis Regina nasceu em 10/10/2000.


As variáveis disponíveis podem ser diferentes de acordo com o tipo de texto personalizado selecionado. Os nomes das variáveis são autoexplicativos, e por isso não serão detalhadas cada uma neste manual. 

Para consultar e selecionar as variáveis clique em “Variáveis personalizadas”. Ao selecionar e clicar sobre a variável ela será inserida no local onde o cursor está apontando, no editor de texto:

    

É possível enviar o login e a senha (Portal Web e Aplicativo) de alunos e responsáveis a partir de mensagens de cobrança. Como funciona: Os textos personalizados do tipo "Consulta - formato html" agora tratam as variáveis [ALUNO_LOGIN], [ALUNO_SENHA_DECRYPTO], [RESPONSAVEL_LOGIN] e [RESPONSAVEL_SENHA_DECRYPTO]. 

As mensagens são enviadas a partir da tela: "Financeiro > Executar cobrança > Operações > Gerar/Enviar boleto em arquivo PDF".

Inserir imagens em textos personalizados:


    Alguns documentos contêm, além de textos e variáveis, imagens como tabelas, figuras e assinaturas digitalizadas. Para inserir uma imagem basta copiá-la para a área de transferência (Ctrl + C) e colar (Ctrl + V) no local desejado, dentro do texto personalizado.

    O exemplo abaixo contém variáveis, texto (a linha para assinatura) e uma imagem: