No dia a dia de trabalho da instituição pode ser preciso, por algum motivo, alterar a série de um aluno. Vamos considerar alguns exemplos:

  • O aluno começou a assistir aulas no período da manhã (Turma A) e depois passou para a turma da tarde (Turma C). O que fazer? Alterar turma;

  • O aluno está pré-matriculado em uma turma no período seguinte (6º Ano), mas não foi aprovado, e deve ter sua enturmação alterada (para o 5º Ano). O que fazer? Alterar série;

  • A enturmação foi feita por engano pela Secretaria, e deve ser corrigida. O que fazer? Alterar turma ou série.


As alterações de turma ou série podem repercutir em outros módulos do sistema, por exemplo, em diários de classe, títulos de cobrança e descontos autorizados.

Este manual não pretende esgotar o assunto nem cobrir todos os casos possíveis, que são muitos. As instituições podem operar de maneiras diferentes em situações semelhantes, e por isso o objetivo do tutorial é: Explicar como alterar a turma ou série de um aluno e as suas principais repercussões no sistema. 

Não existe no sistema uma operação que muda diretamente e ao mesmo tempo a turma e série do aluno, então o que o usuário deve fazer é: 

  • Primeiro: Apagar ou inativar uma matrícula; 

  • Segundo: Enturmar o aluno em outra turma. 


Nos dois casos, antes de excluir o vínculo é necessário que sejam observados os títulos de cobrança relacionados àquela turma, que precisam ser cobrados, devolvidos ou cancelados.

  • Apagar matrícula

    • Consiste em excluir permanentemente o registro de uma enturmação; 

    • Ela deve ser utilizada, por exemplo, para remover do sistema uma enturmação realizada por engano;

    • Acesse a guia “Turmas” no cadastro do aluno, selecione a turma que será apagada e clique em “F4-Detalhamento”:



    Na próxima tela clique no botão “F3-Apagar matrícula”:

                           


** Caso haja algum título de cobrança em aberto e vinculado a esta turma, o sistema irá emitir um alerta, e não será possível concluir a operação.

  • Inativar matrícula 

    • Nesta operação o sistema mantém o registro da situação da enturmação, por exemplo, quando o aluno foi transferido, é desistente ou não chegou a efetivar a matrícula; 

    • Geralmente as instituições mantém estes dados para consultas futuras, para gerar estatísticas ou manter relacionamento com os responsáveis;

    • Acesse a guia “Turmas” no cadastro do aluno, selecione a turma que será inativada e clique em “F4-Detalhamento”:


                           


    Na próxima tela clique em “Operações > Inativar matrícula”:



Será aberta uma janela contendo alguns campos obrigatórios e outros opcionais.

  • Obrigatórios: Situação de inativação do aluno; Data de inativação; Motivo de inativação do aluno;

  • Opcionais: Novo estabelecimento de ensino do aluno; Comentário.


    Se houver algum título de cobrança em aberto, o sistema irá exibir uma tela na qual o usuário pode cancelá-los. Caso opte por não cancelar, os títulos permanecerão em aberto, mesmo que o aluno não esteja mais ativo na turma:


 


Quando nenhum problema é encontrado durante a verificação do sistema, o vínculo do aluno é removido, e ele poderá ser matriculado na série correta. 



Assista ao vídeo





Introdução

Rotinas

Alterar turma do aluno

Repercussões da mudança de turma

Alterar série do aluno

Apagar matrícula

Inativar matrícula


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