No dia a dia de trabalho da instituição pode ser preciso, por algum motivo, alterar a série de um aluno. Vamos considerar alguns exemplos:
O aluno começou a assistir aulas no período da manhã (Turma A) e depois passou para a turma da tarde (Turma C). O que fazer? Alterar turma;
O aluno está pré-matriculado em uma turma no período seguinte (6º Ano), mas não foi aprovado, e deve ter sua enturmação alterada (para o 5º Ano). O que fazer? Alterar série;
A enturmação foi feita por engano pela Secretaria, e deve ser corrigida. O que fazer? Alterar turma ou série.
As alterações de turma ou série podem repercutir em outros módulos do sistema, por exemplo, em diários de classe, títulos de cobrança e descontos autorizados.
Este manual não pretende esgotar o assunto nem cobrir todos os casos possíveis, que são muitos. As instituições podem operar de maneiras diferentes em situações semelhantes, e por isso o objetivo do tutorial é: Explicar como alterar a turma ou série de um aluno e as suas principais repercussões no sistema.
Não existe no sistema uma operação que muda diretamente e ao mesmo tempo a turma e série do aluno, então o que o usuário deve fazer é:
Primeiro: Apagar ou inativar uma matrícula;
Segundo: Enturmar o aluno em outra turma.
Nos dois casos, antes de excluir o vínculo é necessário que sejam observados os títulos de cobrança relacionados àquela turma, que precisam ser cobrados, devolvidos ou cancelados.
Apagar matrícula
Consiste em excluir permanentemente o registro de uma enturmação;
Ela deve ser utilizada, por exemplo, para remover do sistema uma enturmação realizada por engano;
Acesse a guia “Turmas” no cadastro do aluno, selecione a turma que será apagada e clique em “F4-Detalhamento”:
Na próxima tela clique no botão “F3-Apagar matrícula”:
** Caso haja algum título de cobrança em aberto e vinculado a esta turma, o sistema irá emitir um alerta, e não será possível concluir a operação.
Inativar matrícula
Nesta operação o sistema mantém o registro da situação da enturmação, por exemplo, quando o aluno foi transferido, é desistente ou não chegou a efetivar a matrícula;
Geralmente as instituições mantém estes dados para consultas futuras, para gerar estatísticas ou manter relacionamento com os responsáveis;
Acesse a guia “Turmas” no cadastro do aluno, selecione a turma que será inativada e clique em “F4-Detalhamento”:
Na próxima tela clique em “Operações > Inativar matrícula”:
Será aberta uma janela contendo alguns campos obrigatórios e outros opcionais.
Obrigatórios: Situação de inativação do aluno; Data de inativação; Motivo de inativação do aluno;
Opcionais: Novo estabelecimento de ensino do aluno; Comentário.
Se houver algum título de cobrança em aberto, o sistema irá exibir uma tela na qual o usuário pode cancelá-los. Caso opte por não cancelar, os títulos permanecerão em aberto, mesmo que o aluno não esteja mais ativo na turma:
Quando nenhum problema é encontrado durante a verificação do sistema, o vínculo do aluno é removido, e ele poderá ser matriculado na série correta.
Assista ao vídeo
Repercussões da mudança de turma
-----