Caso seja necessário detalhar os descontos podemos usar o relatório "Relatório de descontos por mês de competência". Ele possui os seguintes filtros:



  • O principal filtro é o da competência (mês inicial e final). Podem ser consultados vários meses de uma vez ou apenas um.
  • O filtro por Desconto é bastante importante. Para conferir os descontos não-condicionados que foram indicados nos relatórios de faturamento é essencial utilizar este filtro e, em seguida, escolher apenas os não-condicionados:



ATENÇÃO: Caso não seja feito o filtro, o sistema irá apresentar no relatório todos os descontos que foram lançados nos títulos de cobrança (não-condicionados e condicionados). É importante lembrar que os descontos condicionados podem não ser efetivamente concedidos aos alunos uma vez que eles podem não efetuar o pagamento nas datas-limite (vencimento, por exemplo) ou podem simplesmente nunca pagar.

Ele permite vários formatos de exibição:



No exemplo abaixo foi feito o filtro por descontos não-condicionados para que os valores exibidos sejam os mesmos indicados nos relatórios de faturamento.



Outro relatório que apresenta estas informações é o "Relação de alunos com descontos". Ele é normalmente utilizado por Assistentes Sociais que precisam de um relatório com nomes e endereços dos beneficiados por descontos filantrópicos.




ATENÇÃO: Este relatório normalmente apresenta como seu total geral um percentual de desconto diferente de 50% ou 100%, mesmo tendo todos os alunos com descontos nestes percentuais. Isto ocorre porque no total o relatório calcula o percentual total sobre todos os alunos.

Se foram prestados serviços para 5 alunos, sendo 3 com desconto 50% e 2 com desconto 100%, temos (3*50% + 2*100%) = 70%.