O sistema possui dois cadastros separados que controlam os descontos e que podem confundir o operador. Logo, é importante entender quais são, qual a justificativa para a existência de ambos e quais relatórios irão considerá-los.


Descontos autorizados:

No cadastro do aluno, ainda no módulo Secretaria, é possível cadastrar um ou mais descontos autorizados para o mesmo. Isto ocorre muitas vezes antes que o aluno confirme sua matrícula, devendo ser visto como uma

"autorização prévia" de que a direção permitirá que o aluno, ao se matricular, tenha o desconto.

Outro exemplo: o aluno, em outubro, solicita um desconto de filantropia à escola e a assistente social defere o pedido. Neste momento, ela cadastra este desconto autorizado – mas a escola ainda nem iniciou o processo de matrícula.



A utilidade deste cadastro é organizar o processo: com o desconto autorizado cadastrado, quando o aluno vier à instituição e efetivar a matrícula, automaticamente sua cobrança irá receber este desconto, o que otimiza o processo (o diretor não precisa autorizar a cada matrícula, no dia da matrícula, pois estas autorizações já estarão cadastradas).


Importante: caso a instituição não trabalhe com este processo de autorização prévia dos descontos, NÃO precisará utilizar este cadastro.

O relatório que apresenta as informações deste cadastro é o "Relatório de descontos autorizados". Este é o único relatório do sistema que considera as informações deste cadastro.


Descontos lançados no contas a receber:

Por outro lado, o módulo Contas a Receber permite que seja indicado, diretamente nos lançamentos de cobrança, os descontos realmente dados para o aluno:



Todos os processos e relatórios do contas a receber (cobrança, impressão de boletos, recebimento, relatórios de faturamento, etc) sempre consideram este cadastro.

Importante: qualquer mudança que for realizada nos descontos autorizados não irão repercutir nos descontos lançados nos títulos de cobrança, como também não ocorrerá no sentido inverso.