Existem vários relatórios que são utilizados para efetuar a cobrança ou o controle dos títulos que estão em aberto:
- Lançamentos de cobrança em aberto - por aluno
- Lançamentos de cobrança em aberto - por data de vencimento e serviço
- Lançamentos de cobrança em aberto - por data de vencimento, serviço e aluno
- Lançamentos de cobrança em aberto - por responsável e aluno
- Lançamentos de cobrança em aberto - por serviço e aluno - formato anual por mês de competência
- Lançamentos de cobrança em aberto - por serviço e aluno - formato anual por mês de vencimento
São disponibilizados diversos filtros, tais como data de vencimento, serviço, turma e data de competência.
IMPORTANTE:
- Estes relatórios consideram a posição atual, ou seja, os títulos que estão em aberto no momento da impressão. Para analisar os valores em aberto, verifique o tópico a seguir.
- Além disto, eles trazem também os lançamentos do serviço "Multa e juros de negociação", que são gerados durante negociações que cobram juros ou multa. Lançamentos deste serviço representam valores devidos pelo responsável, porém não são considerados em relatórios de faturamento – por este motivo, devem ser filtrados no momento em que é feita uma análise com visão contábil, por competência.
Valores em aberto por data de corte:
É possível verificar a posição dos títulos em aberto com referência em uma determinada data ("data de corte"). Para suprir tal necessidade existem os relatórios:
- Relação de lançamentos em aberto por data de corte
- Resumo de lançamentos em aberto por data de corte
Apresentando o modelo "Resumo" os dados são apresentados de forma sintética:
Os valores deste relatório podem ser utilizados para conciliar os saldos da conta contábil "Clientes a receber" de forma prática e rápida.
Controle da data de vencimento:
Eles mostram os títulos considerando a posição naquela data inclusive em relação à data de vencimento que ele possuía. Exemplo:
- O título de dezembro/2013 de um aluno, com vencimento em 10/12/2013.
- Em 31/12/2013 o título estava em aberto e em atraso.
- Em 10/01/2014 o responsável foi à escola e solicitou prorrogação do vencimento; a escola alterou o vencimento para 12/01/2014, permitindo que o pai tivesse mais dois dias para pagar sem cobrança de multa e juros.
- Em 12/01/2014 o pai efetuou o pagamento.
- Consequências:
- Ao gerar o relatório considerando a data de corte 31/12/2013 o sistema irá indicar que o título estava em aberto e em atraso (afinal, naquele momento o vencimento era 10/12/2013).
- Ao gerar o relatório considerando a data de corte 11/01/2014 o sistema irá indicar que o título estava em aberto e não em atraso (afinal, naquele momento o vencimento era 12/01/2014).
- Ao gerar o relatório considerando a data de corte 15/01/2014 o sistema não relacionará o título, já que naquele dia ele já havia sido recebido.