Devolução:


O sistema trata as devoluções de forma similar a como trata os cancelamentos: caso haja a devolução antes do fim do mês do faturamento, a parcela não chega a ser considerada nos relatórios de faturamento (clique aqui e verifique a documentação sobre o cancelamento).


Para verificar as devoluções utiliza-se o relatório "Devoluções – por aluno". No exemplo a seguir:

  • Veja que a devolução (1) foi realizada em 20/02/2013, dentro do mês da competência, que ocorreu em 01/02/2013.
  • Já a devolução (2) deve ser tratada de forma diferente: houve o faturamento em 01/06/2013 e, consequentemente, o lançamento da parcela como uma receita. Meses depois, em 21/08/2014, houve a devolução.


Resumo da inadimplência:


Um relatório bastante utilizado em decisões gerenciais ou para conciliar a contabilidade é o Resumo da Inadimplência.



Este relatório mostra as informações, em cada linha, em função da competência: o objetivo não é mostrar o que foi realizado no mês, mas sim o que foi realizado referente ao mês. Por exemplo, a coluna (D) não mostra os cancelamentos que ocorreram no mês de Jan/2013, mas sim os cancelamentos que ocorreram referentes à competência Jan/2013.

Além disto, o relatório permite a exibição das informações considerando uma data de corte. Ao utilizá-la, o sistema irá considerar apenas os eventos ocorridos até o último dia do mês de corte para representar a situação naquele momento. 

Para demonstrar podemos analisar o relatório abaixo:



Ele demonstra os mesmos meses (Jan-Jul/2013) que o relatório anterior, mas como agora colocamos o mês de corte como sendo 12/2013, percebemos que as informações mudam. Destacamos o Valor em aberto (coluna H) do mês de Jul/2013. De acordo com o relatório anterior, com data de corte em 31/07/2013, o valor era R$ 55.312,00; depois, com data de corte em 31/12/2013, o valor é R$ 54.478,00.

Importante:

  • Caso seja necessário confrontar as informações com outros relatórios para obter o detalhamento (informações analíticas, aluno por aluno) é importante utilizar corretamente os filtros, principalmente "faturamento (competência)" e "serviços".
  • Caso um título seja recebido e devolvido antes do final do mês de competência, ele não será considerado como faturamento nem como recebimento neste relatório; assim, para conferir a coluna “Recebimento”, é necessário confrontar os relatórios de recebimento e de devolução.