No tutorial abaixo, abordaremos como cadastrar/editar informações no Plano de Ensino do Ensino Superior.

Vejamos:


1 - Acesse o Portal web pelo usuário do professor, clique no menu "Plano de Ensino";


O nome "Plano de Ensino" é definido pela IES e pode ser alterado para a exibição no Portal Web. Para isso, acesse o SIGA e clique no menu Utilitários > Parâmetros > Portal Web ensino superior > Seção "coordenação" e clique em alterar o Título do plano de ensino da disciplina.



2 - Selecione o ano/semestre que será trabalhado;



3 - Para cadastrar um  Plano de Ensino, selecione um com a situação "Pendente";



4 - O sistema também permite fazer a importação do Plano de Ensino, clicando em "Importar", mas lembrando que o sistema só realiza a importação de um Plano de Ensino já cadastrado;


5 - Para isso, selecione o semestre, curso/disciplina que se deseja importar de um ano/semestre para outro;

Importante: Ao efetuar a importação do plano de ensino, os dados serão sobrescritos, ou seja, as informações serão transferidas de um plano para outro.

6 - Preencha os campos clicando nas caixinhas de edição, como sinalizado abaixo;

Importante: Apenas os campos preenchidos aparecerão para o aluno, após a confirmação da coordenação.



6.1 - Preencha o cronograma previsto com a carga horária de cada aula, a data prevista e o conteúdo ministrado, clicando em "Inserir aula";

Caso necessite, a aula que foi cadastrada também pode ser apagada ou editada clicando no ícone da lixeira e de edição;
 


7 - Assim finalizados os dados e inseridos no Plano de ensino, clique em "Solicitar confirmação do coordenador" e clique em OK;

OBS: É importante que todas as informações sejam conferidas e validadas antes de enviar a confirmação para o coordenador, pois após alterar essa situação do plano de ensino, os dados só poderão ser alterados novamente se o coordenador autorizar;



7.1 - Também é possível realizar a impressão do Plano de Ensino, clicando em "Imprimir";




8 - Por fim, observe a situação do plano de ensino atualizada;