Algumas operações com títulos de cobrança que ocorrem na rotina da Tesouraria devem ser informadas ao Banco, por exemplo, se houve a mudança da data de vencimento de um título o SIGA já terá esta nova informação, mas a Instituição precisa garantir que esta informação atualizada também seja enviada para o Banco. Mostraremos abaixo duas opções:
Caso a alteração no SIGA seja simples (apenas mudar o vencimento de um título, por exemplo) é mais rápido e prático o funcionário da Instituição acessar diretamente o aplicativo do Banco e realizar manualmente a alteração. O objetivo é fazer com que o cadastro do Banco fique imediatamente igual ao do SIGA.
A outra forma, que na prática é inviável e não recomendada, porém necessária quando se quer alterar muitos títulos, é:
(1) enviar para o banco um lote de remoção do título;
(2) aguardar arquivo de retorno no dia seguinte;
(3) confirmar que o título foi removido no SIGA;
(4) realizar alteração desejada nos títulos do SIGA;
(5) enviar em outro lote de remessa os títulos para registrá-lo novamente no banco;
(6) verificar no dia seguinte se este registro foi confirmado para, finalmente;
(7) entregar o novo boleto ao responsável.