Algumas operações com títulos de cobrança que ocorrem na rotina da Tesouraria devem ser informadas ao Banco, por exemplo, se houve a mudança da data de vencimento de um título o SIGA já terá esta nova informação, mas a Instituição precisa garantir que esta informação atualizada também seja enviada para o Banco. Mostraremos abaixo duas opções:


  • Caso a alteração no SIGA seja simples (apenas mudar o vencimento de um título, por exemplo) é mais rápido e prático o funcionário da Instituição acessar diretamente o aplicativo do Banco e realizar manualmente a alteração. O objetivo é fazer com que o cadastro do Banco fique imediatamente igual ao do SIGA.

  • A outra forma, que na prática é inviável e não recomendada, porém necessária quando se quer alterar muitos títulos, é:

    • (1) enviar para o banco um lote de remoção do título; 

    • (2) aguardar arquivo de retorno no dia seguinte;

    • (3) confirmar que o título foi removido no SIGA;

    • (4) realizar alteração desejada nos títulos do SIGA; 

    • (5) enviar em outro lote de remessa os títulos para registrá-lo novamente no banco; 

    • (6) verificar no dia seguinte se este registro foi confirmado para, finalmente;

    • (7) entregar o novo boleto ao responsável.