Pré-requisito: Realize as parametrizações que permitirá realizar a negociação (clique aqui para acessar o tutorial).
O processo de negociação no SIGA será explicado contando a história de José. Nela vamos contextualizar o uso de diferentes alternativas e possibilidades de negociação, para mostrar quando e como utilizar os recursos do sistema.
José é o responsável financeiro do aluno Vinícius, mas desde o início do ano ele passa por dificuldades financeiras, e por causa disto atrasou cinco parcelas da mensalidade;
O responsável procurou a escola para negociar a dívida, agora que terá condições de efetuar os pagamentos, mas precisa de condições diferenciadas para liquidar este débito.
Na escola, as operações que a Tesoureira Marta irá realizar no SIGA são as seguintes:
Acessar a guia Cobrança no cadastro do aluno;
Clicar em Operações com o título > Efetuar nova negociação;
Será aberto o assistente de negociação. A operação é dividida em quatro etapas/telas:
Títulos de origem;
Características da negociação;
Preparação;
Títulos de destino.
Etapa 1 de 4: Títulos de origem
Selecionar os títulos de cobrança que serão negociados, marcando os quadros ao lado do número dos títulos
O filtro por Competência foi aplicado para retornar apenas 2016;
A Tesouraria conferiu as características dos títulos de origem, verificando os Lançamentos e Descontos;
Neste exemplo, apenas as parcelas em atraso serão negociadas;
Quando os títulos de origem da negociação estavam conferidos e selecionados, Marta clicou em
"Próximo"
OBS: Ao selecionar algumas opções de negociação o valor dos juros somem e é considerado somente o valor base do serviço.
Etapa 2 de 4: Características da negociação
As definições desta tela são muito importantes para a negociação, e por isto Marta selecionou com bastante atenção o tipo de Cálculo de multa e juros/desconto e as Características da negociação:
Explicando o exemplo acima:O sistema informou a quantidade e o valor principal total dos títulos de origem a partir das informações da etapa anterior do processo (1 de 4);
Na configuração de Cálculo de multa e juros / desconto, foi selecionada a opção de desconto em percentual e o valor informado foi 30 (30%).
As outras opções deste campo são:
Calcular multa e juros considerando a data: Informe a data de referência para cálculo de multa e juros;
Não cobrar multa e juros: Não haverá cálculo para geração de multa e juros;
Conceder desconto em: Selecione Valor ou Percentual e informe o valor atribuído em reais (R$) ou percentual (%);
Definir valor total de destino da negociação: Para ignorar cálculo automático de valores e considerar como o total da negociação o valor definido neste campo.
Nas Características da negociação, foi definido que:
Os 5 títulos de origem serão negociados e convertidos em 10 novos títulos;
O Vencimento do primeiro título será 31/05/2016;
A Validade dos títulos não foi especificada (zero);
Os descontos condicionados dos títulos de origem serão preservados e rateados entre os títulos de destino. A outra opção seria não considerar os descontos originais;
O Responsável e a Forma de recebimento dos novos títulos não serão alterados, mas esta era uma possibilidade;
O Comentário associado à negociação foi alterado pelo operador.
Após definir todas essas características a operadora clicou em Próximo, para avançar para a próxima etapa.
Etapa 3 de 4: Preparação
De acordo com as definições da etapa anterior, o sistema montou uma tabela que distribuiu igualmente entre os títulos que serão gerados os valores principais, de juros e descontos. Repare como os totais estão “batendo” com os da etapa 2:
Mas o acordo com a escola foi diferente, e as condições de pagamento incluem valores menores nas primeiras parcelas e maiores nas subsequentes;
Para resolver isto, a operadora Marta alterou manualmente os dados da coluna Total do título, informando os valores corretos para cada parcela;
Como o opção Alterar parcelas respeitando o valor total está marcada, o sistema se encarregou de adequar automaticamente os valores da coluna Desconto da negociação, para manter o cálculo de totais correto;
Ou seja, ao diminuir o valor de uma parcela, o sistema considerou que o desconto nela foi maior (parcela 1), e ao aumentar o valor de uma parcela o sistema diminuiu o desconto (parcela 10).
A Tesouraria optou por alterar o vencimento apenas da primeira parcela.
Veja como ficaram as características da negociação após os ajustes realizados na etapa de Preparação:
Após definir esses valores Marta clicou em Próximo;
Como a negociação envolve desconto, ela precisa selecionar um tipo de desconto condicionado entre as opções que o sistema oferece. São exibidos somente os descontos condicionados cujo percentual definido em seu cadastro esteja de acordo com o percentual definido na negociação.
Etapa 4 de 4: Títulos de destino
Esta é uma etapa apenas para conferência, onde nenhuma configuração pode ser alterada. Marta verificou os dados dos títulos de destino, lançamentos e descontos, confirmou que estão corretos e clicou em Concluir para finalizar a operação:
Após gravar a negociação, os novos títulos de cobrança já terão sido criados, e o sistema oferece três alternativas:
Imprimir os títulos: Exibe uma tela para impressão de boletos e carnês;
Imprimir comprovante: Emite o relatório Comprovante de negociação;
Sair: Retorna para a guia Cobrança no cadastro do aluno.
Marta entregou os boletos ao responsável, imprimiu e arquivou na Tesouraria o Comprovante de negociação;
José deixou a escola satisfeito por ter começado a regularizar sua pendência financeira, e assim encerramos a história que contamos para apresentar as rotinas de negociação no SIGA.
Dica: Após uma negociação pode ser interessante lançar uma observação financeira no cadastro do responsável, para que fique salvo o histórico de relacionamento do pai com a escola. Mais informações sobre o cadastro de observações podem ser vistas no manual do módulo Coordenação.
Veja como ficam registrados no sistema os títulos de cobrança negociados, e como informações sobre negociação são exibidas nos títulos de origem e de destino de negociação, respectivamente:
Atenção: Quando um título de cobrança que teve origem em uma negociação é cancelado, os títulos que deram origem a ele permanecem na situação negociado. Eles não voltam a ficar em aberto, ou seja, o sistema não reverte os efeitos da negociação. Se sua intenção é estornar a negociação, consulte a seção 3.3. Apagar negociação deste manual.
Clique aqui para ver como consultar as negociações já realizadas.