1 - Acesse o menu do SIGA e clique em Acadêmico > Grade curricular;
2 - Selecione o período, o curso e a série;
3 - Para cadastrar uma nova disciplina, clique em F2-Inserir e digite o nome.
Caso ela não tenha sido cadastrada (como no exemplo abaixo), clique em Inserir;
3 - Nesta tela, além de colocar o nome da disciplina, preencha também uma sigla para localiza-la no sistema.
Deve-se informar também se ela é utilizada na instituição ou não, se utiliza base comum ou diversificada. Depois, preencha o número de ordem do histórico, o código para agrupamento e o código da disciplina para o Educacenso. Após preencher tudo, clique em F5-Gravar;
4 - Depois de gravar, será redirecionada para a tela da Grade Curricular. Atente-se aos campos:
O campo da ordem do boletim será preenchida automaticamente, mas pode ser alterada caso desejado.
Deve ser informada a carga horária semanal ou anual, sendo preenchidas de acordo com a matriz curricular. Depois, informe se a matéria requer notas.
O campo de "usa conceito" só deve ser habilitado caso a Instituição trabalhe com notas no estilo Americano.
No tipo de disciplina, selecione "Normal". Os campos "disciplina composta" e "fórmula de composição" só devem ser preenchidos caso a disciplina seja composta, no contrário ficam em branco.
5 - No campo de Conteúdo programático da disciplina, clique na lupa para colocar todo o conteúdo que será aplicado durante o ano e salve clicando no botão abaixo;
6 - Por fim, informe se a disciplina estará visível no Boletim e se irá possuir Ata de resultados finais, bem como a opção de Gerar histórico ou não;
Para concluir, clique em F5-Gravar;
7 - Para ordenar as disciplinas, selecione a disciplina desejada e clique nos botões para alterar a ordem da mesma. Caso deseje, clique no botão A-Z para organiza-las em ordem alfabética;
8 - Se necessário, para excluir alguma disciplina selecione-a e clique em F3-Apagar e confirme;
9 - Em Operações, podem ser feitas as operações abaixo;