Como existem várias fraudes relacionadas a boletos bancários, preparamos algumas dicas para dar mais segurança para sua escola ou faculdade. Sugerimos que você oriente os responsáveis ou alunos com estas informações:


  1. Obter o boleto através do Aplicativo ou do Portal Web da instituição.

    1. Com isso evita-se o risco de responsáveis ou alunos utilizarem .PDFs adulterados (já presenciamos casos de emails enviados por terceiros se passando pela Escola, mas enviando boletos falsos).


    1. Ao acessar o Portal confirmar que a conexão é segura através do cadeado: 


    1. Lembramos que este processo é bem prático pois o e-mail ou mensagem do Aplicativo enviado pelo sistema já possui um link que dá acesso direto ao boleto. Clique aqui e saiba mais como enviar os links.


    1. Possibilita que a instituição confira quais boletos já foram visualizados. Com isso você poderá inclusive enviar mensagens de lembrete para evitar que o responsável fique inadimplente. Saiba mais neste artigo.


  1. Explicar qual é o Beneficiário dos boletos emitidos pela Instituição.

    1. Beneficiário é o titular da conta que receberá o pagamento. Até recentemente este campo do boleto chamava-se “Cedente”.


    1. Quando utilizado o boleto integrado Activesoft, indica a empresa que faz a intermediação, que é o “PJBANK PAGAMENTOS S.A.”.



    1. Como os boletos são registrados, ao realizar o pagamento o pagador poderá confirmar o beneficiário. Veja nas imagens abaixo, capturadas no aplicativo do Banco do Brasil na operação de pagamento de boletos:




Este boleto foi emitido tendo como Beneficiário/Cedente uma conta corrente própria do Cliente.





Este boleto foi emitido através do Boleto Integrado, logo o Beneficiário/Cedente é o PJBANK.


  1. No ato do pagamento conferir se as demais informações estão coerentes. Esta confirmação deverá ser feita no aplicativo do banco, no caixa eletrônico, na lotérica ou em qualquer outro meio de pagamento: 




Estas orientações ajudarão na educação financeira dos responsáveis e alunos da sua Instituição, já que eles poderão inclusive evitem problemas com outros boletos que eles realizem pagamentos.